USFs iniciam distribuição de repelentes para grávidas beneficiárias do Bolsa Família de Feira de Santana

Cerca de 1.690 pessoas devem ser beneficiadas no município.
Cerca de 1.690 pessoas devem ser beneficiadas no município.
Cerca de 1.690 pessoas devem ser beneficiadas no município.
Cerca de 1.690 pessoas devem ser beneficiadas no município.

A partir desta sexta-feira (24/03/2017) as Unidades de Saúde de Feira de Santana estarão sendo abastecidas com repelentes para grávidas cadastradas no Programa Bolsa Família. O produto protege as gestantes contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chinkugunya.

Cerca de 1.690 pessoas devem ser beneficiadas no município. Para receber o produto é necessário que a grávida compareça com um documento de identificação com foto (RG) e o cartão do Bolsa Família ao Posto de Saúde que está sendo acompanhada no pré-natal, uma vez ao mês. Será encaminhado mensalmente 2 frascos de repelentes para cada gestante cadastrada, sendo registrado o recebimento com a assinatura da beneficiária.

Conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, o repelente tem a ação de 10h. Após este prazo, cabe a gestante reaplica-lo em todo o corpo. Vale ressaltar, que a medida não é a única forma de prevenção do mosquito, ainda assim é importante que as gestantes adotem medidas simples como roupas de mangas e a eliminação de recipientes que possam acumular água parada transformando-se em criadouros.

Durante o primeiro trimestre desse ano, foram notificados 46 casos suspeitos de Chikungunya, 51 casos de dengue e 28 de Zika.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia, alerta que agora no período de chuvas as pessoas devem redobrar a atenção e o cuidado no enfrentamento ao mosquito.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108311 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]