Unesco lança livro sobre cobertura do terrorismo para jornalistas

Livro com orientações para jornalistas sobre a cobertura do terrorismo.

Livro com orientações para jornalistas sobre a cobertura do terrorismo.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lançou livro com orientações para jornalistas sobre a cobertura do terrorismo.

Escrito por Jean-Paul Marthoz, a publicação busca ajudar os profissionais da mídia sobre como melhorar a forma de transmitir notícias ligadas ao terrorismo, ou seja, como informar bem ao público e ao mesmo tempo, evitar riscos de ajudar os “terroristas a conseguir dividir sociedades”.

Fontes

A Unesco quer aumentar a conscientização dos jornalistas sobre a importância de exercerem precaução e avaliarem de forma cuidadosa suas fontes, as mensagens dos entrevistados e o contexto das informações prestadas, apesar das pressões para conquistar leitores, ouvintes e telespectadores.

O livro avalia também os desafios de uma cobertura jornalística balanceada, lembrando que o terrorismo é geralmente um assunto volátil e carregado de emoções.

Segurança

O diretor-assistente da Unesco para Comunicações, Frank La Rue, lembra que o objetivo dos “terroristas é afundar sociedades, virar as pessoas umas contra as outras, promover a repressão, a discriminação e a discórdia”.

La Rue destaca que os terroristas “querem criar um clima de derrota em meio a ataques”. O livro da Unesco também aborda como os jornalistas devem noticiar os testemunhos das vítimas do terror, como lidar com boatos e como conduzir entrevistas com terroristas.

Um dos capítulos é dedicado à segurança dos jornalistas, incluindo os riscos de sequestros e os traumas que esse tipo de cobertura pode causar.

Baixe

Livro Jornalismo – Terrorismo e Mídia – Inglês

*Com informações da Radio ONU.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]