Solução do Sebrae mostra características de endereços mais adequados para abrir um negócio

Franklin Santos, diretor do Sebrae, com tela do 'Radar'.
Franklin Santos, diretor do Sebrae, com tela do 'Radar'.
Franklin Santos, diretor do Sebrae, com tela do "Radar".
Franklin Santos, diretor do Sebrae, com tela do ‘Radar’.

Encontrar o local mais adequado para abrir um negócio. Eis uma decisão importante e ainda difícil  para quem decide se enveredar pelo caminho do empreendedorismo. Foi pensando nas demandas por esse tipo de informação que o Sebrae Bahia desenvolveu o Radar, ferramenta gratuita que está sendo lançada nesta quinta-feira (09/03/2017), na Casa do Comércio, em Salvador.

Trata-se de uma solução digital através da qual o empreendedor terá acesso a diversas informações para subsidiar a abertura de um negócio. A ferramenta será disponibilizada online no endereço www.radarsebrae.com.br e por meio de aplicativo para Android e IOS (adquirido via Google Play ou Apple Store).

O Radar tem uma base de dados de 14 cidades baianas: Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. De acordo com o interesse do empreendedor e o perfil do negócio que está pensando em iniciar, a solução ajuda com informações sobre locais com maiores potenciais para implantação do negócio, considerando perfil de clientes, concorrência, entre outras.

O empreendedor pode selecionar o bairro ou o tipo de negócio que planeja atuar. A partir daí, ele terá acesso a informações estratégicas que auxiliam na fase inicial do empreendimento: informações sobre o mercado (clientes e concorrentes) e sobre a performance de um negócio (mortalidade, índice de tendência etc). O candidato a empresário pode selecionar, por exemplo, o bairro de Águas Claras, em Salvador, e lá vai ter acesso aos principais segmentos empresariais, com importantes indicadores para considerar antes de tomar sua decisão e também para contribuir com a sua estratégia de atuação.

O diretor de atendimento do Sebrae Bahia, Franklin Santos, explica que o Radar foi desenvolvido para atender, principalmente, dois perfis de empreendedores: aqueles que têm uma ideia de negócio, mas estão em dúvida sobre o local, e os que têm o local, mas ainda não sabem em que investir.  “É fundamental que o empreendedor esteja subsidiado com o máximo de informações possíveis antes de abrir um negócio. O Radar vai auxiliá-lo nesse passo, identificando oportunidades e indicando locais adequados para abertura de determinado empreendimento. É importante destacar também que a atualização constante de conhecimentos é sempre essencial para o empresário se manter competitivo no mercado”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]