Sento Sé: multidão reverencia o padroeiro da cidade

Bispo diocesano Dom Carlos Alberto celebra missa.
Bispo diocesano Dom Carlos Alberto celebra missa.
Bispo diocesano Dom Carlos Alberto celebra missa.
Bispo diocesano Dom Carlos Alberto celebra missa.

Milhares de pessoas lotaram as ruas e avenidas de Sento Sé, na tarde deste domingo (19/03/2017), para reverenciar o padroeiro São José. A solenidade de encerramento começou com alvorada, apresentação de Kongados. A procissão com a imagem de São José saiu da igreja por volta das 17h horas, devotos do padroeiro percorrerão o cortejo de três quilômetros pelas ruas da cidade.

Logo em seguida teve Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Carlos Alberto acompanhado do pároco Raimundo Jorge, padre emérito José Carlos e padre Claudimiro Alves. Após o término da missa teve show na praça da matriz com a banda Banda Kairós de Uauá, que encantou e sacudiu todo o público com muita música católica e reflexões durante o show, deixando assim toda a polução sento-seense com mais fervor a São José.

A data 19/03, carrega um significado especial para a população de Sento Sé. Segundo a tradição, caso chova no dia 19 de março ou perto, é sinal de que os agricultores terão um ano de boas colheitas na lavoura, assim garantindo a safra e a mesa farta. Os fiéis e agricultores sento-seense ficaram agradecidos pela chuva que aconteceu na última sexta-feira (17), durante a penúltima noite da novena.

As comemorações alusivas à tradição de 275 anos, começaram no dia 10, com o novenário e as noites culturais. Párocos de toda a região celebraram o evangelho de Jesus Cristo durante as nove noites do festejo, anunciando a boa nova e abordando temas de interesse social para o fortalecimento da fé e a convivência harmoniosa entre as nações. O dia 19/03, é a data mais importante no calendário religioso e cultural da cidade, dia em que os católicos param para louvar São José, o padroeiro protetor.

A imagem de barro de São José, chegou em Sento Sé há 275 anos, deixada pela família Dias d’Ávila que passou pela cidade na época da colonização. A construção da igreja completa (em 2017) 41 anos de edificada, logo após a obra da barragem de Sobradinho. A paróquia de Sento Sé é uma das mais antigas do Brasil e a mais antiga da diocese de Juazeiro/BA.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110958 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]