Senadores aprovam contratação de crédito para Salvador de US$ 52,5 milhões, recurso deve ser aplicado no turismo

Vista aérea de Salvador. Prefeitura toma empréstimo para investir no turismo.
Vista aérea de Salvador. Prefeitura toma empréstimo para investir no turismo.

Foi aprovada em Plenário do Senado Federal nesta terça-feira (21/03/2017) a contratação de operação de crédito externo no valor de US$ 52,5 milhões entre o município de Salvador, o estado da Bahia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos se destinam ao financiamento parcial do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur-Salvador).

A operação, que consta do Projeto de Resolução do Senado 18/2017, conta com a garantia da União e segue para promulgação.

Ao ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pela manhã, a contratação teve como relator o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), que ressaltou parecer da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) mostrando a capacidade de pagamento da prefeitura como suficiente – o município está classificado na categoria B+, o que equivale a uma situação fiscal boa e risco de crédito médio.

Críticas

Liderança ligadas a oposição veem como suspeita a manobra da gestão do prefeito ACM Neto e acreditam que recursos podem ser usados indevidamente, com a finalidade de viabilizar economicamente possível candidatura do prefeito ao governo do estado, em 2018.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114917 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.