Salvador: Vivadança e Goethe-Institut apresentam a mostra de dança ‘Corpo Carga Calma Alma’

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Elenco do espetáculo 'Corpo Carga Calma Alma'.
Elenco do espetáculo 'Corpo Carga Calma Alma'.
Elenco do espetáculo 'Corpo Carga Calma Alma'.
Elenco do espetáculo ‘Corpo Carga Calma Alma’.

Em sua 11ª edição, o VIVADANÇA Festival Internacional, em parceria com o Programa de Residência Artística Vila Sul, do Goethe-Institut Salvador, marca o inicio de suas atividades com a mostra de dança Corpo Carga Calma Alma, nesta sexta (17/03/2017), às 20h, na sala principal do Teatro Vila Velha. Na busca por formatos estéticos que se manifestem pela interdisciplinaridade, pela interação com estruturas espaciais específicas de determinados lugares e pelo diálogo com linguagens próximas, como a música, a performance e a instalação, o artista alemão Ben J. Riepe se interessa na pesquisa do corpo em sua materialidade e encenações, em como ele se mostra e se esconde nas sociedades.

Na Bahia, Riepe se atenta ao corpo que se faz tão presente na rotina, tendo observado esta evidência especialmente em manifestações do carnaval e do candomblé. “Corpo Carga Calma Alma” mergulha nesta consciência e revela a atitude política do corpo em Salvador. A resistência está presente nos atos físicos, nas entrelinhas identitárias que o peso de cada um quer mostrar. Esta carga expressiva que precisa sair do corpo neste momento da sociedade é uma forma de liberar estruturas para não a explodir.

O trabalho, que começou no dia 09/02, é formado por oito dançarinos cocriadores baianos: Eron Pimenta, Flávia Rodrigues, João Kleber (JK), Laís Machado, Sauane Costa, Sthefferson Lima, Thiago Cohen e Tiago Ribeiro. Há mais de 1 mês o grupo se reúne nesse processo  de criação, que integra a programação do VIVADANÇA e foi viabilizado pelo Goethe Institut Salvador – Bahia, que acolhe Riepe como participante do seu Programa de Residência Artística Vila Sul.

O VIVADANÇA Festival Internacional tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. É uma realização da Baobá Produções.

Agenda

Quando: 17 de março de 2017 (sexta-feira), 20h

Onde: Teatro Vila Velha | Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113906 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]