Salvador: Usina do Drama lança programa de formação de roteiristas

Equipe de professores da Usina do Drama.
Equipe de professores da Usina do Drama.
Equipe de professores da Usina do Drama.
Equipe de professores da Usina do Drama.

Estão abertas as inscrições de projetos para o Usina do Drama, programa de formação de roteiristas para desenvolver séries televisivas ficcionais, factuais e de animação, promovido pelo Estação do Drama  (Facom/UFBA). As inscrições poderão ser feitas apenas através do site: https://usina.estacaododrama.com.br/ até dia 25 de março de 2017.

Voltado para a formação de roteiristas, o Usina do Drama não exige experiência prévia dos candidatos na área, apenas que haja interesse pelo ofício de roteirista, um projeto de série para televisão que venha a ser trabalhado nos ciclos propostos pelo programa, e compromisso de cumprir todas as etapas. O Usina é um desdobramento de três anos de trabalho do Estação do Drama (www.estacaododrama.com.br), desenvolvido pelo grupo de pesquisa ATevê (Pós-Com UFBA), que já ofereceu mais de 10 cursos (entre práticos e teóricos) e certificou cerca de 80 alunos.

O Usina do Drama tem apoio financeiro do Governo do Estado, através da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. É uma realização do Estação do Drama, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA.

Sobre o usina do drama

A proposta pedagógica do Usina do Drama estrutura-se em três ciclos, sendo os dois primeiros de cunho seletivo, a saber: a) Primeiro ciclo – Concepção; b) Segundo ciclo – Primeiro tratamento; c) Terceiro ciclo – Redação final.

Para ingressar no Primeiro Ciclo, o candidato deverá inscrever sua proposta de série e preencher o formulário de inscrição. Sua proposta será devidamente avaliada por roteiristas e profissionais do audiovisual baiano. Das propostas inscritas, até 50 serão selecionadas e seus autores serão convidados a ingressar no Primeiro Ciclo. Dada a natureza pública da Usina do Drama, é absolutamente gratuita a participação dos candidatos selecionados.

A partir dos trabalhos desenvolvidos nesse primeiro ciclo, nova seleção deverá indicar 15 autores/projetos para o Segundo Ciclo. Os projetos desenvolvidos nessa segunda etapa serão novamente avaliados por profissionais do mercado que elencarão cinco deles para o Terceiro Ciclo. Finalmente, nesse último Ciclo esses projetos são preparados para o Pitching com banca formada por profissionais do audiovisual baiano. Os participantes da Usina do Drama terão formação plena como roteiristas em todos os ciclos, fato que será comprovado com a entrega de certificado em cada um deles.

Todas as informações sobre os ciclos, os professores, inscrições e edital estão no site oficial do programa: https://usina.estacaododrama.com.br/

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114863 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.