Salvador: ‘Terra em Transe’ é atração do Cineclube Walter da Silveira

Cartaz anuncia filme 'Terra em Transe', no Cineclube Walter da Silveira.
Cartaz anuncia filme 'Terra em Transe', no Cineclube Walter da Silveira.

O filme Terra em Transe, do cineasta baiano Glauber Rocha, será exibido, dia (15/03/2017),  às 19h, na Sala Walter da Silveira, no Cineclube Walter da Silveira. Em novembro de 2015, o longa entrou na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). A exibição será acompanhada por debate com Fábio Di Rocha (cineasta, fotógrafo, historiador e especialista em História Social na UFBA) e Haroldo Borges (diretor de fotografia, roteirista e documentarista). A entrada é franca.

A produção cinematográfica também será exibida, no dia 15.03, às 17h, na programação do projeto Tropicália: Régua e Compasso, parte da ação Uma Ideia na Cabeça, do Palacete das Artes, também com entrada gratuita. O projeto é realizado pela Fundação Cultural do Estado (Funceb),  em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e com a Fundação Pedro Calmon (FPC), entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

O filme é ambientando na fictícia cidade de Eldorado e retrata a história de Paulo Martins, um jornalista idealista e poeta ligado ao político conservador em ascensão e tecnocrata Porfírio Diaz e à amante dele, a meretriz Silva, com quem também mantém um caso, formando um triângulo amoroso. Quando Diaz se elege governador, Paulo se afasta e vai para a província de Alecrim, onde conhece a ativista Sara.

Juntos eles resolvem apoiar o vereador populista Felipe Vieira para governador na tentativa de lançarem um novo líder político, supostamente progressista, que guie a mudança da situação de miséria e injustiça que assola o país. O elenco conta com Jardel Filho, Glauce Rocha, José Lewgoy, Paulo Autran, Paulo Gracindo, Francisco Milani, Hugo Carvana, Jofre Soares, Danuza leão, Paulo César Peréio, Darlene Glória.

Cinecube – Fiel ao legado de um dos grandes pensadores do cinema baiano, formador de uma geração de cineastas e cinéfilos, a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb) lançou, em julho de 2015, o Cineclube Walter da Silveira.

A proposta dessa iniciativa é celebrar o legado de Walter da Silveira por meio de um dos seus principais instrumentos de formação: o cineclubismo. Advogado, professor, escritor, ensaísta e crítico, Walter da Silveira teve como seguidores jovens que iriam a se consagrar no cinema posteriormente, como Roberto Pires, Glauber Rocha e Guido Araújo. Para além da crítica cinematográfica, ele reconheceu no cineclube um caminho para aproximar o público ao debate sobre a sétima arte.

O Clube de Cinema da Bahia, fundado em 1950, reunia, em sessões matinais aos sábados, universitários, estudantes secundaristas, intelectuais e futuros cineastas. Foram longos anos de exibições no Cine Guarany (hoje o Glauber Rocha), com uma série de filmes de grande validade artística, obtidos pelo próprio Walter da Silveira junto a diversas cinematecas ao redor do mundo.

A Funceb é uma entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Agenda

Dia 15 de março (quarta-feira) – 19h

Edição especial 50 anos de “Terra em Transe” | Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108887 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]