Salvador: minicurso sobre Língua Yorùbá na Comunicação, Tradição Orixá e Cultura ocorre no Gabinete Português de Leitura

Curso ensina língua Yorubá.
Curso ensina língua Yorubá.
Curso ensina língua Yorubá.
Curso ensina língua Yorubá.

‘Minicurso de Introdução à Língua Yorùbá na Comunicação, Tradição Orixá e Cultura’, tiveram início nesta quarta-feira (22/03/2017), no auditório do Gabinete Português de Leitura (Piedade). As aulas acontecem até o dia 26 de abril.

A proposta do curso, ministrado pelo professor Adelson Silva de Brito, especialista na língua yorubá, é familiarizar o aluno com a Língua Yorùbá-Nagô, utilizada nas cerimônias do Candomblé ao tempo em que se articula o aprendizado da comunicação básica, de modo a ser entendido e entender o seu interlucutor afro-ocidental correlato. “O condicionamento necessário para que esse objetivo maior seja alcançado passa necessariamente por uma imersão na Cultura Yorùbá-Nagô. O método seguido enfatiza a familiarização básica com a língua yorùbá”, explica Adelson.

As aulas serão desenvolvidas em 6 (seis) encontros/aulas divididos em módulos de 4 (quatro) horas de duração cada, perfazendo um total de 24 (vinte e quatro) horas-aula + 6(seis) horas de atividades programadas, com 30 horas (certificado).

Dentre os objetivos específicos estão: capacitar os alunos, tornando-os capazes de explicar os cânticos em língua yorùbá, usando os textos litúrgicos mais conhecidos do Candomblé de Queto ou Candomblé Nagô; introduzir nos alunos conhecimentos fundamentais para a conversação em Língua yorùbá no nível de iniciantes.

O minicurso tem o apoio do Gabinete Português de Leitura e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de ações continuadas a instituições culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura).

O instrutor

Adelson Silva de Brito é Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Ufba, pesquisador no campo das desintegrações nucleares naturais, e professor de línguas estrangeiras. Atualmente, as funções religiosas na Tradição de Matriz Africana Jeje-Nagô, no cargo de Mawo (Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô) tem se tornado o foco da sua atuação. As pesquisas sobre os Rituais da Liturgia Jeje, estão conduzindo o seu projeto de doutorado para a área da Antropologia e da Etnografia da Cultura Religiosa Jeje na Bahia.

Programação

22/03/17: O mundo Yorùbá-Nàgó,a chegada no Novo Mundo.Cantando para Exú;

29/03/17: Apresentando-se para as pessoas: Estudando ao Allfabeto e os Cânticos Iniciais;

05/04/17: Diálogos iniciais e o fraseado dos cânticos para Ogún;

12/04/17: Saudações envolvendo familiares e hierarquia na cultura yorùbá. Cantando para Omolú;

19/04/17: A história dos dias da semana.Estudando e repetidno os Diálogos básicos;

26/04/17: Objetos do dia a dia. Situações de comunicação básica; No telefone. Cantando para Ossaim.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110049 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]