Resultado da pesquisa no setor rural, publicação ‘Sementes de Educação Contextualizada’ é lançada em Feira de Santana

Capa da publicação 'Sementes de Educação Contextualizada'.
Capa da publicação 'Sementes de Educação Contextualizada'.
Capa da publicação 'Sementes de Educação Contextualizada'.
Capa da publicação ‘Sementes de Educação Contextualizada’.

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizará nesta quarta-feira (22/03/2017), Seminário com gestores/as escolares e representantes de Universidades quando serão devolvidos os resultados de uma pesquisa científica sobre os impactos da metodologia do Projeto CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo), nas políticas públicas da Educação do Campo e na aprendizagem das crianças na região semiárida da Bahia.

A metodologia do CAT é formulada e desenvolvida pelo MOC há 23 anos em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e movimentos sociais/ sindicais do campo em 20 municípios do Semiárido da Bahia, localizados no Território do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portão do Sertão.

O resultado da pesquisa está publicado no livro ‘Sementes de Educação Contextualizada’, que será lançado durante o Seminário na Pousada Central, localizado na Avenida Marechal Deodoro, Centro, em Feira de Santana.

A pesquisa é de iniciativa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com apoio do Instituto para Cooperação e Desenvolvimento (ICEP)/ Fundação Optimus, da Áustria e do Terre des Hommes Suisse. A Coordenação Geral da pesquisa foi realizada pela Profa. Dra. Maria do Socorro Silva (UFCG) e Profa.  Dra. Inaiá Moreira de Carvalho (UFBA) com a colaboração da equipe do MOC e dos pesquisadores de campo.

Com os resultados da pesquisa em mãos a ideia é que a metodologia adotada no projeto seja analisada por gestores/as para colocar em prática através das políticas públicas que contribuirão para o desenvolvimento rural e urbano dos municípios.

Iniciado em 1994 o Projeto CAT tem mostrado que é possível desenvolver uma metodologia que valorize os sujeitos com seus diferentes saberes e culturas. Onde o projeto atua, educadores/as e crianças passam a conhecer sua realidade, analisam os dados obtidos e em seguida, após a construção do conhecimento voltado para a realidade local, apresentam à comunidade os resultados para juntos, escola e comunidade, encontrarem as formas de transformar essa realidade

Seminário com gestores/as escolares para lançamento do livro “Sementes de Educação Contextualizada: Resultados e Caminhos encontrados na pesquisa do Projeto CAT MOC/ICEP/UFCG”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116731 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.