Reforma Política no Brasil em debate na Assembleia Legislativa da Bahia

Reforma Política foi tema de debate na ALBA.
Reforma Política foi tema de debate na ALBA.
Reforma Política foi tema de debate na ALBA.
Reforma Política foi tema de debate na ALBA.

Por proposição do deputado estadual Luciano Ribeiro – DEM, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, realizou-se na Alba, na manhã de 13 de março de 2017, uma Audiência Pública que discutiu a Reforma Política no Brasil, com a participação da Comissão de Reforma Política da Câmara dos Deputados, representada pelos deputados federais Lúcio Vieira Lima – PMDB / BA (presidente da Comissão) e Vicente Cândido PT / SP (Relator da Comissão). O tema de extrema relevância no contexto atual em nosso país foi debatido por representantes de todas as instâncias e, para o deputado propositor, o evento atingiu o objetivo.

“Tivemos aqui debates que efetivamente contribuíram para que a Comissão saísse enriquecida, com boas ideias, indicações e contribuições, com posicionamentos de alto nível”, comemorou Luciano Ribeiro, que externalizou a sua satisfação perante a participação do Congresso Nacional, pela sua abertura de forma democrática. “Se o Congresso permanecesse omisso teríamos um problema muito maior. Fico feliz vê-lo aberto às discussões, especialmente com o judiciário, que está aqui de forma a contribuir”, destacou Ribeiro. Para o deputado Lúcio Vieira, o sistema eleitoral brasileiro faliu e Não dá mais para ficar do jeito que está, “temos que efetivamente, até por necessidade, aprovar a reforma”, defendeu Vieira.

Dentre os temas debatidos estiveram o financiamento público, teto de financiamento, sistema eleitoral, caixa dois, corrupção, crise, partidos políticos, colegiado, fim das coligações políticas, da cláusula de barreira, fim da reeleição, participação feminina, estilo do voto e eleição, tecnologia na eleição, identificação eletrônica, preparatório para eleições, prazos, antecipação do registro de candidaturas, TRE, mídia. Além dos deputados Luciano Ribeiro e Lúcio Vieira, compuseram a mesa do evento, o deputado federal Vicente Cândido (Relator da Comissão de Reforma Política da Câmara dos Deputados), Bruno Reis (vice-prefeito de Salvador), Dr. Saulo Casali (Presidente da Associação de Juízes Federais), Dr. Maurício Vasconcelos (representante da OAB), Dr. Marcelo Neves (superintendente da Sudene), vereador Kiki Bispo (representando a Câmara de Vereadores de Salvador), o deputado estadual Leur Lomanto Júnior (líder da Oposição) e os deputados federais Zé Rocha e Cláudio Cajado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111075 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]