Quinta Câmara Cível do TJBA aprova Moção de Pesar em memória de Maria Eliana Pires Mascarenhas Kertész

Eliana Kertész atuou como artista plástica e política, exercendo mandato de vereadora em Salvador.
Eliana Kertész atuou como artista plástica e política, exercendo mandato de vereadora em Salvador.
Eliana Kertész atuou como artista plástica e política, exercendo mandato de vereadora em Salvador.
Eliana Kertész atuou como artista plástica e política, exercendo mandato de vereadora em Salvador.

Durante sessão plenária da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), realizada na terça-feira (28/03/2017), os desembargadores aprovaram, por unanimidade, Moção de Pesar em memória de Maria Eliana Pires Mascarenhas Kertész

Íntegra da Moção de Pesar

— Aos vinte e oito dias do mês de março do ano de dois mil e dezessete, às treze horas e trinta minutos, reuniram-se na Sala das Sessões nº 03 os membros da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, integrada pelos Excelentíssimos Senhores Desembargadores José Edivaldo Rocha Rotondano, Márcia Borges Faria, Ilona Márcia Reis, Carmem Lúcia Santos Pinheiro, Baltazar Miranda Saraiva, Lígia Maria Ramos Cunha Lima e Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro. Presente a Excelentíssima Senhora Procuradora de Justiça, Doutora Maria das Graças Souza e Silva, integrante do Ministério Público do Estado da Bahia. Iniciada a sessão de julgamento, e consternados com a perda irreparável da Senhora Maria Eliana Pires Mascarenhas Kertész, seus integrantes aprovaram unanimemente, moção, apresentada pelo Excelentíssimo Senhor Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, de pesar e solidariedade à família enlutada, nos termos assim destacados:

— A Bahia se despediu, na data de 26 de março do corrente ano, da artista plástica MARIA ELIANA PIRES MASCARENHAS KERTÉSZ com muitas saudades e tristeza, cujo falecimento ocorreu na madrugada desse mesmo dia, deixando seus amigos e familiares entristecidos com tamanha perda.

— Por sua vida dedicada às artes e por sua liderança política, a senhora Eliana Kertész, como era conhecida pelos que tiveram o privilégio de com ela conviver, sempre se houve com muita dedicação e amor em tudo o que fazia, exaltando o nome da Bahia através de suas obras, e representando o povo baiano por ocasião de sua vereança na Câmara de Vereadores de nossa capital.

— Assumiu outros cargos, como a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Coordenação do Turismo na Bahia.

— Nascida no município de Conceição de Feira, em 1945, a baiana Eliana Kertész foi eleita vereadora pelo nosso município com 94 mil votos, em 1982, tendo obtido, na época, a maior votação proporcional para vereador em todo o país.

— Mãe de quatro filhos, dedicou sua vida às artes, quando, em 1991, descobriu sua verdadeira vocação. Autodidata, desenvolveu suas técnicas dando à luz suas “3 gordinhas”, expostas com grande sucesso na Galeria Paulo Darzé, em Salvador.

— O sucesso de suas esculturas, que começaram em barro para depois evoluir para o pó de mármore, desembocou no uso da resina, bronze e fibra de vidro com imedito reconhecimento e aprovação total.

 — A Bahia, entristecida, registra sua imensa saudade, que é compartilhada por este Tribunal de Justiça, local onde todas as pessoas depositam suas esperanças de paz e de justiça.

Sala das Sessões, 28 de março de 2017.

Baltazar Miranda Saraiva, Desembargador

Carmem Lúcia Santos Pinheiro, Desembargadora, Presidente da Quinta Câmara Cível

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]