PSOL promove seminário ‘Direito à cidade: gênero, educação e reforma urbana’, evento ocorre em Feira de Santana e Irecê

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
PSOL promove seminário 'Direito à cidade: gênero, educação e reforma urbana.
PSOL promove seminário 'Direito à cidade: gênero, educação e reforma urbana.
PSOL promove seminário 'Direito à cidade: gênero, educação e reforma urbana.
PSOL promove seminário ‘Direito à cidade: gênero, educação e reforma urbana.

‘Direito à cidade: gênero, educação e reforma urbana’ esse será o tema do Seminário de Formação Política que será realizada, neste sábado (25/03/2017), pelo Partido Socialismo e Liberdade, das 8:30 às 17hs, em Feira de Santana, no Colégio Estadual Agostinho Fróes da Mota. O evento é uma realização da Secretaria de Formação Política do PSOL, representada pela militante Rafaela Cardoso, e vai contempar as cidades de Capela do Alto Alegre, Riachão do Jacuípe, Conceição da Feira,Coração de Maria, Santo Estavão, Castro Alves Serrinha, Valente, Conceição de Jacuípe, Santa Bárbara e Feira de Santana.

Segundo a Presidente do Diretório Municipal de Feira de Santana do PSOL, Rafaela Sousa, a escolha do tema ocorreu a partir das reivindicações dos movimentos de mulheres, de luta por moradia e os movimentos sociais de forma mais ampla. ” As pessoas que militam em partidos de esquerda precisam estar atentas a esses debates. São temas que nos ajudam a fazer um trabalho de formação da nossa militância. São questões emergenciais tanto do cenário nacional, como de Feira de Santana e cidades circunvizinhas”, pontua.

A liderança destaca que, geralmente, os partidos políticos ficam concentrados nos centros urbanos e a população do interior fica desassistida das políticas sociais. ” A esquerda precisa olhar para o interior do país e para as periferias das cidades”, defende a Presidente do Diretório de Feira de Santana.

Neste domingo(26) o PSOL baiano irá realizar mais um Seminário de Formação Política. Desta vez, será na cidade de Irecê, onde vai ser debatido o tema (Entre o ” Coronelismo” e a Resistência : educação, agricultura familiar e juventude), as perspectivas socialistas e demandas da atual conjuntura. O evento irá envolver a militância, os jovens e as lideranças das cidades de Xique-xique, Itaguaçu, Central…, Irecê, América Dourada, João Dourado, Cafarnauma, Barra do Mendes e Souto Soares, das 8:30 às 17hs, na Câmara Municipal dos Vereadores de Irecê, e é uma realização da Secretaria de Formação Política do PSOL, representada por Rafaela Cardoso.

O Presidente do Diretório Municipal de Irecê, Davi Tourinho, destaca que na região ainda predomina a cultura do coronelismo, das grandes famílias que se apoderam do poder durante gerações e passam de pais para filhos. O dirigente critica os gestores municipais que, segundo ele, não compram os produtos alimentícios diretamente dos agricultores familiares beneficiando a si próprios, parentes e amigos através das contratações de empresas que fornecem os alimentos às escolas e aos órgãos municipais. ” Esse será um dos problemas discutidos no seminário pois essas famílias poderiam estar obtendo renda através da comercialização dos produtos produzidos na terra. Muitas famílias acabam indo morar em grandes cidades, como São Paulo e Brasília, e ficam em uma situação de total vulnerabilidade social e de miséria”, protesta o militante Davi Tourinho.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112953 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]