Prefeito de Candeias quer incentivar turismo religioso

Turismo religioso movimenta economia de Candeias.
Turismo religioso movimenta economia de Candeias.
Turismo religioso movimenta economia de Candeias.
Turismo religioso movimenta economia de Candeias.

Nesta segunda feira (20/03/2017) o prefeito de Candeias, que cumpre agenda oficial, participou de audiência com o Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy, acompanhado do Secretário Municipal de Indústria e Comércio, André Peixoto, o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, o ex-reitor e ex-pároco do Santuário Nossa Senhora das Candeias, Frei Cristiano Freitas e o deputado federal, Cacá Leão.

Na reunião foram apresentados ao ministro, os projetos de revitalização do turismo religioso na cidade. “Com esse pleito vamos apresentar propostas para dar mais vigor a esse turismo, potencializando a nossa história e trazendo cada vez mais turistas e romeiros para nossa cidade” afirmou o Pitágoras. Segundo o prefeito, investimentos são essenciais para aumentar a oferta de serviços de hospedagem, recebimento aos romeiros, estacionamentos, meios de transporte públicos, além de guias de turismo e de informações.

O Prefeito destacou a força das festas católicas religiosas que atraem milhares de fieis todos os anos. “Temos duas grandes festas anuais. A primeira é o Novenário de Nossa Senhora das Candeias que acontece em Janeiro e que recebe um público aproximado de 10 mil pessoas por dia. Desde que correu a notícia de que uma mulher cega voltou a enxergar após banhar-se nas águas dos milagres que nossa cidade ficou conhecida internacionalmente” afirmou o prefeito. Há alguns anos, destaca o prefeito, a igreja instituiu a Peregrinação ao Santuário que acontece em novembro e atraem quase 20 mil pessoas.

O Secretário de Indústria e Comércio, André Peixoto, destaca que os projetos apresentados, foram pensados com a ajuda da vice-prefeita Márcia Gomes. “Fizemos uma apresentação formal, mostrando a nossa riqueza cultural e o nosso potencial turístico religioso, a fim de requalificar o que temos para o resgate das raízes da nossa cidade. Candeias têm a história iniciada não somente através do petróleo, mas também daqueles que vieram, ficaram residindo e continuam voltando para agradecer e pedir as graças de Nossa Senhora” disse André. Drº Pitágoras, também solicitou ao Ministro Antônio Imbassay pleitos relativos à liberação de recursos de obras que estão atrasadas e emendas de deputados.

Histórico de Fé

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias, localizado a 46 quilômetros de Salvador, é um lugar de grande devoção a Nossa Senhora. A Igreja Matriz foi elevada à condição de santuário diocesano em fevereiro de 2014. Voltado para a Baía de Todos-os-Santos, o santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de diversos pontos do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]