Prefeita Moema Gramcho garante que poderes caminharão alinhados por Lauro de Freitas

Moema Gramacho: a previsão é que o hospital fique pronto no final de 2017.
A previsão é que o hospital fique pronto no final de 2017.
Moema Gramacho: a previsão é que o hospital fique pronto no final de 2017.
Moema Gramacho: a previsão é que o hospital fique pronto no final de 2017.

“Tenho um enorme apresso por esta Casa e pela atuação do Parlamento. Trabalhamos com harmonia e respeito durante os oito anos que estivemos à frente da gestão. Uma parceria muito importante para nossa cidade e que trouxe resultados positivos. Nossa expectativa é contar com essa Casa para os projetos que serão enviados”, disse a prefeita Moema Gramacho na abertura dos trabalhos da 14ª legislatura da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Naide Brito, na tarde desta terça-feira (07/03/2017).

A prefeita ressaltou a importância da independência dos poderes e assegurou que durante sua gestão, o Executivo e o Legislativo caminharão afinados na aprovação de projetos e leis que beneficiem a população. Moema também reafirmou o compromisso de ampliar as instalações da Casa Legislativa e anunciou que a proposta será discutida com os edis. “A ideia é fazer com que este lugar seja transformado em um centro histórico com biblioteca, museu e um Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Para que isso aconteça a intensão é utilizar os mecanismos das contrapartidas”, explicou.

Moema apresentou as proposições do governo que estão sendo encaminhadas para execução. De acordo com a gestora, nestes primeiros 60 dias à frente do Executivo, 13 clínicas, fechadas na gestão anterior foram reabertas e entregues à população. As ações voltadas para a saúde não param, Moema anunciou que após a inauguração do Pronto Atendimento do Centro, já em fase de conclusão, a unidade Nelson Barros será transformada em Posto de Saúde da Família (PSF) e atenderá exclusivamente aos servidores municipais.

A adesão do município ao Consórcio de Saúde e a construção do Hospital Metropolitano em Areia Branca foram destaques dentre as ações da saúde. A unidade será a terceira maior da Bahia, com 300 leitos e dois prédios anexos onde serão realizados exames e cirurgias de alta e média complexidade além de internamentos. “A previsão é que o hospital fique pronto no final de 2017. Com a vinda da unidade, transformaremos o Hospital Menandro de Faria em maternidade e reabriremos a Casa de Parto Natural para que as mulheres de nossa cidade deem à luz laurofreitensezinhos”, afirmou.

Dentre as recentes conquistas com recursos do governo estadual para Lauro de Freitas, a prefeita pontuou a aquisição da Academia da Saúde, que deverá ser construída próximo ao Espaço Cidadão, na Itinga, e o Centro de Acolhimento a Adolescentes em vulnerabilidade com possibilidade de ser implantado no Caji. “Os terrenos estão sendo analisados para melhor atender a população. Já vimos alguns, mas ainda estamos procurando”, frisou.

Para a educação, Moema sinalizou que uma das prioridades é resgatar o respeito entre a gestão e os servidores docentes. O projeto Cidade Educadora e a implantação do Cidade Digital também foram abordados. O primeiro diz respeito à educação de tempo integral com a possibilidade de uso dos espaços públicos e privados no turno oposto a escola como forma de ampliar a didática do ensino; e o segundo trata-se de um projeto piloto onde Lauro de Freitas receberá internet banda larga de alta velocidade possibilitando o uso da rede gratuitamente para todos.

Recorde em número de captação do Minha Casa Minha Vida, com 5.500 apartamentos construídos nas suas duas gestões anteriores, a prefeita já garantiu mais 890 unidade para serem entregues no começo de 2018, quando também  serão finalizadas as obras do metrô. O município contará, nessa etapa, com duas estações do metrô, a segunda em frente à antiga Insinuante, e não apenas uma no Aeroporto como foi proposto inicialmente. Uma ampliação de mais de três quilômetros.

Moema anunciou que ainda este mês o Relatório Final da Transição será entregue à Câmara. A situação em que o município foi entregue pelo governo anterior será divulgada juntamente com as intervenções necessárias para a retomada do desenvolvimento da cidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109706 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]