Políticos e setores representativos da sociedade emitem nota de condolências pela morte da artista plástica Eliana Kertész

Eliana Kertész atuou como artista plástica e política, exercendo mandato de vereadora em Salvador.Eliana Kertész atuou como artista plástica e política, exercendo mandato de vereadora em Salvador.
Dilma Rousseff e Eliana Kertész, em 8 de outubro de 2013, durante a abertura da exposição ‘Mulheres do Brasil’. Eliana Kertész apresentava a então presidente Rousseff escultaras com o tema 'Gordinhas'.

Dilma Rousseff e Eliana Kertész, em 8 de outubro de 2013, durante a abertura da exposição ‘Mulheres do Brasil’. Eliana Kertész apresentava a então presidente Rousseff escultaras com o tema ‘Gordinhas’.

Bancada de Oposição destaca originalidade do trabalho de Eliana Kertész e lamenta falecimento

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia registra pesar pela morte da artista plástica baiana, Eliana Kertész. A originalidade das artes e a marca da passagem pela vida pública são alguns destaques da trajetória de Eliana, citados pela Bancada. “O falecimento de Eliana Kertész representa uma imensa perda para a Bahia pelo significado de seu trabalho nas artes e na política, sendo uma mulher que enfrentou desafios pelo interesse que demonstrava com as questões públicas”, afirmou o líder da Oposição, deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB). O deputado Sandro Régis (DEM) também lamentou a morte da artista. “Eliana Kertész abraçou com amor e dedicação todas as atividades, levando a Bahia para o mundo, através de sua arte. Vale lembrar também a sua experiência na política, influenciando muitas mulheres. Transmitimos a Mário Kertész, a todos os familiares de Eliana, em especial aos seus filhos Marcelo, Maria Eduarda, Mariana e Francisco muita força neste momento de dor”, disse.

A artista plástica faleceu na manhã deste domingo (26/03/2017), aos 71 anos, vítima de câncer. Ela nasceu em Conceição da Feira, no Recôncavo Baiano, em 1945, mas desde a infância Salvador se tornou a cidade, onde passaria sua grande vivência. Formou-se em Administração pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde conheceu Mário Kertész, com quem viria a se casar e ter filhos.

Especializada em ciências políticas e planejamento econômico, foi filiada ao PMDB e vereadora da capital baiana no ano de 1982. Foi secretária de Educação e Cultura da gestão de Mário Kertész e também coordenadora do Turismo da Bahia. Nas artes se destacou com o trabalho das 33 gordinhas. Com o sucesso as peças viraram ponto turístico na Avenida Ademar de Barros, bairro de Ondina, em Salvador. No último Carnaval, um painel com uma das esculturas foi exposto para os foliões do mundo inteiro no circuito Dodô.

Nota de pesar da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia

A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Julieta Palmeira, lamenta a morte da artista plástica Eliana Kértezs. Eleita vereadora, Eliana assumiu a Secretaria da Educação e Cultura em Salvador na década de 80. Artista plástica de notoriedade internacional, Eliana marcou sua trajetória artística com a produção de esculturas. Uma das obras mais conhecidas da artista são as “gordinhas de Ondina”, em Salvador. Em nota, a secretária da SPM-BA destacou: “Suas obras são um legado para as mulheres e retratam a imagem de uma mulher livre de padrões e cheia de atitude. A presença de Eliana nas artes, no legislativo municipal e no Executivo reforçaram o protagonismo feminino e impulsionam a mulher contemporânea em sua luta para quebrar padrões atrasados e machistas. Viva Eliaa Kertézs”.

Nota de pesar Fernando Guerreiro sobre Eliana Kertész

“A Bahia perde uma grande mulher. Uma artista absolutamente original que através de sua arte extrapola os limites do estético e avança para a vanguarda nos campos do comportamento e da política. A artista nos deixa e ficam as gordinhas mais geniais do planeta.”, lamenta Fernando Guerreiro.

Leia +

Governador Rui Costa lamenta morte da artista plástica Eliana Kertész

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]