Políticas públicas para mulheres são debatidas na Câmara Municipal de Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz anuncia debate sobre Políticas Públicas para as Mulheres.
Cartaz anuncia debate sobre Políticas Públicas para as Mulheres.
Cartaz anuncia debate sobre Políticas Públicas para as Mulheres.
Cartaz anuncia debate sobre Políticas Públicas para as Mulheres.

Na próxima sexta, dia 17 de março de 2017, o Dia Internacional da Mulher será comemorado pela Câmara Municipal em uma sessão solene realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM). O evento, que acontecerá no Plenário Cosme de Farias, às 9h, terá como tema as Políticas Públicas para as Mulheres em Salvador. Na ocasião, serão discutidas as ações de combate à violência, participação das mulheres no mercado de trabalho e fortalecimento dos movimentos em defesa da igualdade.

De acordo com levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil, ou seja, mais de cinco sofrem violência sexual por hora no país. Além disso, o Ministério da Saúde estima que, em 2016, 13 mulheres foram assassinadas por dia. Já os atendimentos do serviço 180 aumentaram 51,3% (passaram de 9.024 em 2015 para 1.133.345 no ano passado), sendo que a maior parte das vítimas registradas na central são mulheres negras (60,53%).

“A luta pela igualdade de gênero deve ser assumida por todos os segmentos da sociedade. Na Câmara, nos cabe avaliar as políticas públicas que estão sendo implementadas e buscar soluções. Esperamos que a sessão especial, além de homenagear o dia de luta das mulheres, traga essa contribuição na elaboração de políticas públicas para o município, sobretudo para o enfrentamento à violência e geração de emprego e renda para as mulheres”, ressalta Aladilce Souza (PCdoB), presidente da Comissão.

Além da violência, são as mulheres que mais sofrem os impactos da falta de emprego. Em Salvador, a taxa de desemprego feminina cresceu de 20,5% para 26,0% no ano passado, segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS). Ainda de acordo com a pesquisa, 25 mil postos de trabalho para as mulheres foram reduzidos, sendo que as mais afetadas estão entre aquelas com nível de instrução menor ou igual ao médio incompleto.

Participarão da sessão a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, e a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Taissa Gama; além de representantes dos movimentos de promoção dos direitos e empoderamento feminino.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113846 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]