Museu Regional de Arte de Feira de Santana apresenta mostra ‘Meio século de Arte de Graça Ramos’

Cartaz anuncia exposição 'Meio século de Arte de Graça Ramos'.
Cartaz anuncia exposição 'Meio século de Arte de Graça Ramos'.
Cartaz anuncia exposição 'Meio século de Arte de Graça Ramos'.
Cartaz anuncia exposição ‘Meio século de Arte de Graça Ramos’.

Em comemoração a passagem dos cinqüenta anos de criação do Museu Regional de Arte MRA/CUCA/UEFS convidamos a população feirense a prestigiar a exposição “Meio século de Arte de Graça Ramos” reunindo panoramas representativos das diferentes fases da obra desta importante personalidade do universo cultural baiano e seu discurso de empoderamento feminino.

Notabilizam-se entre os seus resultados estéticos a ligação entre filosofia de vida e criação, materializando com maestria obras figurativistas e abstratas. Para ela arte já não é uma mera representação da coisa ou do objeto. O objeto é a própria arte. As intensidades que tomam os temas destacados por Graça Ramos conduzem-nos a expressividade de formas e visões triunfantes, do que vem a exemplificar na contemporaneidade, o conceito de arte, que segundo a mesma, possui sentido crítico/analítico e função social, diretamente associado à inovação, tanto na forma como no conteúdo.

Nascida em Feira de Santana/BA, Maria das Graças Moreira Ramos, cursou até o ginasial nessa cidade. Aos treze anos sua mãe a matriculou num curso de pintura no bairro Kalilândia, onde realizou sua primeira obra. Aos dezesseis, foi para Salvador cursar o científico no Colégio Estadual da Bahia, e realizou sua primeira exposição na Feira de Ciências e Arte, em 1968. Ainda nesse ano ingressou no curso de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA-UFBA), concluído em 1971. Fundou o Atelier Comunitário e expôs pela primeira vez individualmente com a mostra “Gente que a Gente Gosta”, na Biblioteca Pública da Bahia. Seguiu carreira docente, na Escola de Belas Artes da UFBA. Posteriormente deu continuidade aos estudos de mestrado em Arte/Educação na Penn State University (USA) e doutorado em Artes Plásticas na Universidade Complutense de Madrid (Espanha).

A exposição ficará em cartaz de 23 de março a 23 de maio de 2017, no Museu Regional de Arte (MRA), rua Conselheiro Franco, 66 , centro, Feira de Santana Bahia. Agendamento especial para as escolas contato: [email protected]

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108263 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]