Interdição do CEAF por ocupação de professores da rede municipal gera comentário na Câmara Municipal de Feira de Santana

Jose Carneiro: conseguimos, através do diálogo, fazer com que o prédio do Ceaf fosse desocupado.
Jose Carneiro: conseguimos, através do diálogo, fazer com que o prédio do Ceaf fosse desocupado.
Jose Carneiro: conseguimos, através do diálogo, fazer com que o prédio do Ceaf fosse desocupado.
Jose Carneiro: conseguimos, através do diálogo, fazer com que o prédio do Ceaf fosse desocupado.

Em discurso na sessão legislativa desta quarta-feira (29/03/2017), o líder do Governo na Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro (PSDB), comentou sobre a greve dos professores da rede municipal e as intervenções dos vereadores e do poder público para dar fim ao impasse.

“O prédio do Ceaf foi ocupado pela comissão de professores ligada à APLB anteontem, permanecendo lá por quase 24 horas. O Governo Municipal fez o que tinha que fazer. Pacificamente, os professores permaneceram por quase 24 horas. Agora, aqueles que saíram por algum motivo não tiveram mais acesso, e isso não é decisão arbitrária, isso é decisão de Governo”, disse.

José Carneiro acrescentou: “nesse impasse todo, ontem pela manhã, esta Casa instituiu uma comissão, na qual fui convidado para participar, onde os vereadores Alberto Nery e Eremita Mota estiveram conosco no Ceaf e lá tivemos uma reunião com a direção da APLB, comandada pela professora Marlede, uma reunião que se discutiu questões referentes à educação e, felizmente, nós conseguimos, através do diálogo, fazer com que o prédio do Ceaf fosse desocupado”, relatou o edil, ressaltando que foi muito importante a participação dos vereadores nesse processo para que haja um consenso entre a APLB e o Governo.

Reclamação

O líder governista lamentou a atitude da subcomandante da Guarda Municipal, Cristina Renata, logo após ela ter sido informada pelos vereadores de que os professores desocupariam o prédio do Ceaf.

“Apenas quero lamentar um episódio que aconteceu na saída do Ceaf com relação à posição tomada pela subcomandante, Cristina Renata, que, no meu ponto de vista, não foi feliz na sua ação. Quando descemos – eu e os dois vereadores – nós dissemos à subcomandante que poderia abrir o portão porque as pessoas que estavam lá no prédio sairiam, mas ela não acreditou no que disse o vereador José Carneiro, no que disse a vereadora Eremita e no que disse o vereador Alberto Nery. Só abriu o portão quando a presidente da APLB disse: ‘abra’. Então, a gente vê que a Guarda Municipal está subordinada à Marlede”, criticou.

Na sequência, o vereador  disse que acredita que o bom senso vai prevalecer e a greve vai terminar,  em virtude de uma reunião ocorrida também ontem com representantes  do Governo Municipal e da APLB Feira, que foi intermediada por ele e pelo edil Alberto Nery.   Segundo José Carneiro,  o Governo Municipal apresentou novas propostas à APLB. O líder governista afirmou ainda que, em nenhum momento, “o Governo deixou de atender as reivindicações dos professores”.

José Carneiro parabeniza iniciativa de Zé Curuca e Fabiano da Van

O vereador José Carneiro parabenizou os edis Zé Curuca (DEM) e Fabiano da Van (PPS) pela realização de uma reunião sobre segurança pública no distrito de Humildes, ocorrida ontem à noite.

Ele disse que a iniciativa de ambos serve de exemplo, sobretudo para ele e os vereadores Tom (PEN) e Lulinha, uma vez que foram os mais votados nos distritos de Feira de Santana. “Ações como essa nós também devemos fazer em distritos onde nós temos representatividade, pois a população clama por pessoas que se dedicam, por pessoas que buscam o bem-estar da população”.

O líder governista afirmou que a situação do distrito da Matinha é caótica também no que diz respeito à segurança pública. “Podem observar que cotidianamente os assaltos acontecem. Esta semana, os ônibus de Candeal II e Mantiba foram assaltados por duas vezes, inclusive com tiroteios. A população vive em pânico em decorrência da falta de segurança por parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia”, queixou-se.

Em aparte, o vereador Lulinha sugeriu a José Carneiro e Tom que se reunisse com ele para que seja viabilizado um debate amplo sobre a segurança pública dos distritos da Matinha, Tiquaruçu e Jaíba, com a participação, inclusive, do delegado João Uzum, responsável pela Coordenadoria de Polícia do Município (1ª Coorpin).

Novamente com o uso da palavra, José Carneiro se colocou à disposição para a realização da reunião sugerida por Lulinha.  E, na oportunidade, ele conclamou os demais vereadores para também participarem do evento, reiterando que a violência e a criminalidade vêm avançando nos distritos e, por conta disso, providências precisam ser tomadas, principalmente por parte do Governo do Estado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116800 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.