Grupo Matita Perê lança CD ‘Reino dos Encourados’, em Feira de Santana e Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz anuncia lançamento do CD 'Reino dos Encourados', de autoria do Grupo Matita Perê. Siddhartha Gautama assina o projeto gráfico do CD Reino dos Encourados, do Matita Perê, a partir da arte pictórica de Giberval Melo (1939-2006).
Cartaz anuncia lançamento do CD 'Reino dos Encourados', de autoria do Grupo Matita Perê. Siddhartha Gautama assina o projeto gráfico do CD Reino dos Encourados, do Matita Perê, a partir da arte pictórica de Giberval Melo (1939-2006).
Cartaz anuncia lançamento do CD 'Reino dos Encourados', de autoria do Grupo Matita Perê. Siddhartha Gautama assina o projeto gráfico do CD Reino dos Encourados, do Matita Perê, a partir da arte pictórica de Giberval Melo (1939-2006).
Cartaz anuncia lançamento do CD ‘Reino dos Encourados’, de autoria do Grupo Matita Perê. Siddhartha Gautama assina o projeto gráfico do CD Reino dos Encourados, do Matita Perê, a partir da arte pictórica de Giberval Melo (1939-2006).
Rafael Galeffi (Matita) Luciano Aguiar e Borega, componentes do Grupo Matita Perê.
Rafael Galeffi (Matita) Luciano Aguiar e Borega, componentes do Grupo Matita Perê.

A tanger notas e aboiar melodias. É com esse espírito de sertão musical que nasce o primeiro álbum oficial do grupo Matita Perê, Reino dos Encourados. O  lançamento está marcado para os dias 29, às 19 horas, no restaurante Casa do Sertão, em Feira de Santana, e 7 de abril, às 19h30, no Espaço Gonzaguinha, do restaurante Gibão de Couro, em Salvador. Gravado e mixado entre fevereiro e novembro de 2016, na Princesinha do Sertão e na capital baiana, o disco vem com uma especial homenagem ao pintor e compositor feirense de alma Giberval Melo (1939-2006).

Formado pelos músicos e compositores Borega, Luciano Aguiar e Rafael Galeffi, o Matita – que está há 17 anos na estrada e é uma referência pela incrementação harmônica e pelos arranjos originais – buscou numa fantasia sertaneja a inspiração para o seu mais novo trabalho.

O disco nasceu de um desafio lançado pelo presidente do jornal Tribuna Feirense, o médico César Oliveira, que queria apoiar um registro fonográfico de composições de Giberval, pai de Borega. O grupo aceitou a peleja e passou a desenvolver um álbum em que a obra matita dialogasse com a do homenageado, artista de olhar especial para as temáticas do vaqueiro e da existência humana diante da aridez do sertão, como bem exemplificam as toadas Andarilho e Carro de Boi e a guarânia de sotaque nordestino Velho Sertanejo, que integram o CD.

Foi a partir dessa atmosfera que surgiu o Reino dos Encourados, reverência aos ritmos de grande apreço ao nordestino e também ao Portal do Sertão, Feira de Santana, antigamente conhecida como Santana dos Olhos d’Água, por conta das lagoas que abasteciam tropeiros e boiadas. A cidade foi o nascedouro do projeto e local onde a maior parte dele foi realizada.

O também feirense Borega interpreta quase todas as melodias do pai. A exceção é o samba-canção Desejos, que recebeu a voz mais grave de Rafael Galeffi, e o xote Timidez, no qual Borega divide os vocais com o irmão Luizinho Melo, vocalista da banda Geração Nômade.

PREMIADO

Carregado de simbolismo, Reino dos Encourados já nasce premiado, pois a faixa Baião Bachiado, de Borega, foi vencedora do Festival da Educadora FM 2016, como Melhor Música Instrumental. Também é marcante, no disco, um pequeno trecho de Andarilho na voz de Giberval Melo, resgatado de uma gravação caseira em que o autor é acompanhado ao violão por seu irmão Marcelo Melo (1949-1984).

Borega, que ainda assina os arranjos e a direção do trabalho, é autor também de Decisão, parceria com o poeta feirense Roberval Pereyr, e de Rosiana, em parceria com o matita Luciano Aguiar. Essa última, que evoca o universo de Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas, recebeu nova e definitiva versão no Reino dos Encourados, já que havia sido gravada no disco demo Matita Perê, de 2002, bastante executado em rádio e com ótima repercussão.

O xote Licor de Jenipapo, de Luciano Aguiar, também ganhou uma participação especial. A cantora Priscila Magalhães interpreta a canção ao lado do autor, que ainda assina e canta a misteriosa Passarinho, completando o álbum.

CONVIDADOS

Entre os vários músicos que integram o projeto, estão os feirenses Rogério Ferrer, que toca acordeon em metade das faixas, e Anderson Silva, responsável pelo contrabaixo em Decisão. Ambos fazem parte do grupo instrumental Quaternária.

São destaque ainda no disco as participações do maestro João Omar – filho do compositor e cantador Elomar –, tocando violoncelo em três faixas, e do sueco Sebastian Notini – radicado na Bahia desde 1998 –, responsável por toda a parte percussiva do CD.

Vale ressaltar ainda o trabalho de Antônio Augusto Jr., técnico de gravação, mixagem e contrabaixista em três faixas, que, juntamente aos matitas, foi um dos responsáveis pela sonoridade do álbum. Também trouxeram beleza ao Reino dos Encourados o clarinetista Ivan Sacerdote, os flautistas André Becker e João Liberato, os contrabaixistas Ldson Galter e Alexandre Montenegro, a violonista Jana Vasconcellos e o cavaquinista Dudu Reis.

A arte do encarte é assinada pelo designer Sidhartha Gautama, filho do artista plástico Vivaldo Lima. Sid baseou-se em pinturas e ilustrações de Giberval Melo escolhidas especialmente para o disco, que foi masterizado no Rio de Janeiro, por Luiz Tornaghi, e teve apoio do jornal Tribuna Feirense, na figura do Dr. César Oliveira.

Agenda

Lançamento do CD Reino dos Encourados, do Grupo Matita Perê

Feira de Santana: Restaurante Casa do Sertão – Av. Santo Antônio, 122, Capuchinhos | Dia 29, às 19 horas

Salvador: Restaurante Gibão de Couro (Espaço Gonzaguinha) – Rua Mato Grosso, 53, Pituba | Dia 7 de abril, às 19h30

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113839 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]