“Governo Temer fere os interesses das mulheres”, afirma senadora Lídice da Mata

Senadora Lídice da Mata critica governo Temer.
Senadora Lídice da Mata critica governo Temer.
Senadora Lídice da Mata critica governo Temer.
Senadora Lídice da Mata critica governo Temer.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse, nesta sexta-feira (10/03/2017), durante evento sobre a Análise da conjuntura atual e impacto sobre a vida das mulheres, na sede do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba, em Salvador, que as medidas propostas pelo presidente Michel Temer, com a Reforma da Previdência, ferem os interesses das mulheres.  A parlamentar baiana participou da abertura do encontro que teve como debatedora central a ex-ministra da Secretaria de Política para as Mulheres do governo Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci.

Ela ressalta que, ao propor a mesma idade de aposentadoria para homens e mulheres, o que se propõe na verdade é acabar com mecanismo que visa compensar minimamente as mulheres que já trabalham sete horas e meia a mais que os homens e agora passarão a trabalhar mais cinco anos, caso o texto seja aprovado.

Lídice lembra ainda que em algumas categorias,  as mulheres ocupam quase metade do do total de postos de trabalho e recebem, em média, salários até um quarto menores que os dos homens.

Violência

A senadora baiana também comentou a violência sofrida e os casos de feminicídio no país como os que ocorreram em São Paulo e em Feira de Santana. Entre as mulheres negras a situação é ainda pior.  “O Mapa da Violência de 2015 mostra que em 10 anos, os assassinatos contra mulheres negras aumentaram 54%, totalizando quase 3 mil mortas no Brasil, que é o quinto país do mundo em crimes de gênero. “Esses fatos vão se naturalizando cada vez mais, sem que possamos insistir no debate dessa questão”, criticou.

Eleonora Menicucci também fez duras críticas à Reforma da Previdência e disse que as mulheres  serão prejudicadas com outras  medidas do governo como o congelamento dos gastos públicos por 20 anos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]