Governo da Bahia aumenta Taxa de Emissão do GTA; “A FAEB vai à justiça se for necessário”, diz presidente da FAEB e CNA

João Martins da Silva Júnior.
João Martins da Silva Júnior.
João Martins da Silva Júnior, presidente da FAEB e CNA.
João Martins da Silva Júnior, presidente da FAEB e CNA.

O produtor rural baiano vive um dos piores momentos de sua história. São mais de cinco anos sofrendo com a seca, considerada a pior dos últimos cem anos. O setor agropecuário, único segmento que ainda conseguia apresentar números positivos diante da atual crise econômica e social no país, amargou uma queda brusca em 2016 – conforme PIB divulgado na semana passada.

Diante deste cenário, o aumento de mais de 80% (oitenta por cento) do valor cobrado pela emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA, que passará de R$2,20 para R$4,00, é visto de forma inoportuna pelos produtores, pois irá afetar diretamente a economia das famílias prejudicadas pelas longas estiagens e pelos demais problemas que afligem o meio rural.

“Em momento algum contestamos o pagamento pela emissão da GTA, muito menos a importância de fortalecimento do Fundo de Combate à Febre Aftosa, embora neste particular, mereça maior atenção quanto à gestão do Fundo. Entretanto, esse aumento precisa ser melhor discutido, com participação dos setores envolvidos. O mesmo Estado que reconhece a grave crise, com quase todo o território em estado de emergência em razão da seca, precisa também ter sensibilidade para atender este pleito dos produtores rurais baianos e adiar a cobrança do novo e exorbitante valor”, ponderou João Martins, presidente do Sistema FAEB e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A FAEB

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, que já enviou ofício ao Governador Rui Costa ponderando o assunto, solicita o adiamento do aumento por pelo menos (noventa) dias, para reexame da matéria e fixação da taxa em patamar inferior. “Estamos esperando que prevaleça o bom senso neste momento em que todos somam esforços para amenizar o sofrimento das pessoas do campo. Contudo, caso não seja encontrada uma solução administrativa, a FAEB irá recorrer às vias judiciais, com objetivo de defender os interesses dos produtores rurais da Bahia”, finalizou João Martins.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106739 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]