Ganhadeiras de Itapuã celebram 13 anos com programação especial no abaeté

Apresentação do grupo 'As Ganhadeiras de Itapuã'.
Apresentação do grupo 'As Ganhadeiras de Itapuã'.
Apresentação do grupo 'As Ganhadeiras de Itapuã'.
Apresentação do grupo ‘As Ganhadeiras de Itapuã’.

O bairro de Itapuã estará mais florido e em festa nesta segunda-feira (13/03/2017) com o início das comemorações do aniversário do grupo As Ganhadeiras de Itapuã, que celebra 13 anos de formação em 2017. Logo pela manhã, os festejos começam cedo com uma missa homenageando o grupo, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada em Stella Maris.

À noite, a celebração será ainda mais calorosa na Lagoa do Abaeté, a partir das 18h, com um show especial que contará com participações do movimento Hare Krishna  e do grupo Bahia Canta Paz que irão reverenciar a passagem da lua cheia junto ao grupo. As Ganhadeiras de Itapuã faz referência às antigas negras de ganho, primeira manifestação de empoderamento feminino registrada no Brasil, e desde a sua fundação, resgata as tradições do samba-de-roda. “Faremos uma celebração à altura do que representa a essência do grupo que está inteirando seus 13 anos de existência”, diz Amadeu Alves, produtor musical das Ganhadeiras.

O evento é aberto ao público e traz o samba de roda como força e tradição, além de engrandecer toda a beleza e encanto da Lagoa do Abaeté. Para Verônica das Virgens – ganhadeira –, completar treze anos de existência, contando a história do movimento de forma lúdica e própria é motivo de muita alegria. “Entramos na adolescência com algumas experiências de gente grande, com muita vontade de aprender e com aquela certeza de que temos ainda muito caminho a percorrer, buscando sempre a nossa verdadeira essência”, conclui.

As Ganhadeiras de Itapuã

Atentadas à sua história, As Ganhadeiras de Itapuã desenvolvem hoje um trabalho de valorização da mulher como agente social e de resgate das tradições populares dos sambas-de-roda e cânticos de suas ancestrais. O grupo surgiu em 2004 em reuniões realizadas nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Mariinha, no bairro de Itapuã, em Salvador (BA). Atualmente, entre as 20 vozes femininas que o compõem, está o encontro de gerações de jovens e senhoras de mais de 80 anos.

Agenda

As Ganhadeiras  de Itapuã – Show de aniversário de 13 anos

Artistas convidados: Hare Krishna e Bahia Canta Paz

Local: Lagoa do Abaeté, das 18h às 22h | Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108947 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]