Feira de Santana: vereador Roberto Tourinho quer explicações da SMTT sobre possível implantação do serviço Uber

Roberto Tourinho: não existindo lei no Município versando sobre transporte de passageiro por meio da modalidade Uber.
Roberto Tourinho: não existindo lei no Município versando sobre transporte de passageiro por meio da modalidade Uber.
Roberto Tourinho: não existindo lei no Município versando sobre transporte de passageiro por meio da modalidade Uber.
Roberto Tourinho: não existindo lei no Município versando sobre transporte de passageiro por meio da modalidade Uber.

Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na manhã desta segunda-feira (13/03/2017), o vereador Roberto Tourinho (PV) informou que deu entrada no setor Legislativo em um requerimento solicitando do secretário municipal de Transporte e Trânsito de Feira de Santana (SMTT), Pedro Boaventura, informações sobre a possível implantação do sistema de transporte de passageiros através de Uber.

De acordo com o vereador, em recente reportagem do jornal A Tarde, foi divulgado que representantes da plataforma estão realizando reuniões para avaliar a viabilidade de implantação do serviço Uber no município de Feira de Santana, que já é realizado em mais de 500 cidades brasileiras de médio e grande porte.

Partindo desse pressuposto, Tourinho requer do referido secretário as seguintes informações: “Foi protocolado na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito algum pedido de informação, implantação ou qualquer outro assunto referente ao Uber no município de Feira de Santana? Não existindo lei no Município versando sobre transporte de passageiro por meio da modalidade Uber, pode o Executivo permitir em caráter precário ou provisório a exploração do serviço? Em caso de desrespeito à Legislação Municipal, ou seja, explorar o serviço tipo Uber sem a devida autorização do setor competente pela SMTT, quais medidas serão adotadas?”.

O edil fez questão de ressaltar que, o sistema de transporte de passageiros através da Uber, não sendo regulamentado por lei é considerado clandestino e, como tal, deve ser combatido e fiscalizado, evitando assim prejuízo ao sistema legalizado, principalmente aos cerca de 1.200 taxistas, que, segundo o vereador, exploram o sistema desde a década de 70 na cidade e que nos últimos anos vêm amargando inúmeros prejuízos por vários setores.

“Com todo o respeito àqueles simpatizantes do Uber, o Município não pode permitir que se crie primeiro um problema para que depois instalemos em Feira de Santana praças de guerra. O poder público tem que ser enérgico, tem que ser fiscalizador. Nós não podemos permitir que aconteça em Feira de Santana o mesmo que aconteceu em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras cidades”, alertou.

Morte de artista plástico

Mudando o foco do discurso, Roberto Tourinho se pronunciou sobre a morte do artista plástico Adelson Sebastião Brito dos Santos, de 62 anos, que, segundo a família da vítima, foi causada por negligência em atendimento no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

“Quero manifestar o nosso mais profundo pesar pelo passamento do artista plástico Adelson Sebastião Brito dos Santos, assunto trazido à Casa pelo vereador Tom. Desde a última sexta-feira, acompanhei de perto o sofrimento da família desse artista plástico para que pudesse ser feita a transferência dele da policlínica do Parque Ipê para o Hospital Clériston Andrade. Esse artista plástico estava dois dias entubado na policlínica do Parque Ipê”, disse.

O vereador sugeriu à Comissão de Saúde da Câmara Municipal que solicitasse uma audiência com o diretor do HGCA, José Carlos Pitangueira, com a participação dos 21 edis, visando à discussão “desse sério problema de regulação no município de Feira de Santana”.

Caminhada do Perdão

Ainda no uso da tribuna, Tourinho parabenizou o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino, e o arcebispo emérito, Dom Itamar Vian, pelo sucesso da Caminhada do Perdão, evento da Igreja Católica, que foi realizado na manhã do último domingo (12), no município.

O edil informou que já deu entrada em um projeto de lei que inclui no calendário oficial do município de Feira de Santana a Caminhada do Perdão.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112828 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]