Feira de Santana: professor da UFBA aborda soluções de transporte e políticas integradas

Juan Moreno, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Juan Moreno, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Juan Moreno, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Juan Moreno, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Pensar a mobilidade de forma integrada foi assunto defendido pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Juan Moreno, durante o Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável, realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na manhã desta terça-feira (21/03/2017). Ao dar início a sua palestra, ele destacou que Feira de Santana dá um importante passo, considerando “o momento histórico” para o município.

“Devemos pensar de forma integrada as políticas de transporte, circulação e desenvolvimento urbano visando proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando o modo de transporte coletivo e não motorizado de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”, afirmou.

O evento foi promovido pela Pirelli e a Prefeitura de Feira de Santana, através de parceria do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Concul for Sustainable Develpment). Este foi o primeiro passo para a elaboração do plano de mobilidade urbana e sustentável que será desenvolvido no município.

Ainda de acordo com Juan Moreno, entre as estratégias para atingir os objetivos de mobilidade sustentável destacam-se: reduzir o uso do automóvel, incentivar os modais alternativos e melhorar a maneira como a rede viária é utilizada e operada. “O plano de mobilidade é um processo integrado, mais humano e econômico”, observou.

Ao dar continuidade ao ciclo de palestras, o supervisor de Engenharia da Renault, Carlos Briselli, levou para o evento soluções de transporte e tecnologia para a mobilidade sustentável, apresentando como a mais nova tendência no mercado automotivo os veículos elétricos e conectados.

O diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD do Brasil, Adalberto Maluf, cuja empresa é a maior produtora mundial de baterias recarregáveis, assegurou que “não existem soluções para a mobilidade urbana pensando o transporte de forma individual”. Ele também afirmou que “os veículos elétricos são uma tendência nos próximos anos”.

Por fim, a gerente de Sustentabilidade da SIEMENS, Márcia Sakamoto, transcorreu sobre mobilidade e cidades inteligentes. “Defendo uma mobilidade eficiente e eletrificada”.

As palestras foram prestigiadas pelo prefeito José Ronaldo, vice-prefeito Colbert Martins, secretários municipais, por executivos como o vice-diretor de Sustentabilidade da Pirelli, Fillippo Bettini, o diretor Institucional da Pirelli/Brasil, Mário Batista, o diretor-presidente do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, Stephan Herbst, e profissionais da imprensa.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108639 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]