Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso critica vazamento de informações e defende fim de sigilo no Caso Lava Jato

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso critica o vazamento de informações secretas e defende fim de sigilo.

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso critica o vazamento de informações secretas e defende fim de sigilo.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC, PSDB) criticou nesta quarta-feira (22/03/2017) o vazamento de informações sob sigilo judicial e destacou que o fato tem ocorrido com muita frequência. Para ele, a divulgação de notícias sigilosas é usada unicamente para atender interesses específicos.

Segundo matéria da Folha de S. Paulo, para o tucano, o vazamento de informações é “ruim” e “manipulável”. “Você usa o vazamento para atacar. E se for falso? E se for só uma parte? Quanto mais depressa for possível a Justiça deixar transparente tudo, melhor”, afirmou o ex-presidente.

O tucano condenou os vazamentos ocorridos no âmbito das operações Lava Jato e Carne Fraca e classificou como “muito grave e condenável” a divulgação que teria supostamente sido feita pela Procuradoria-Geral dos nomes contra os quais pedirá a abertura de inquéritos – que estão sob sigilo.

“Então dá publicidade, solta tudo de uma vez. Para as pessoas poderem saber por que são acusadas, para se defenderem. E saber se é verdadeiro, se há mesmo acusação. Às vezes não há”, afirmou.

O ex-presidente disse ainda que não é bom que haja bate-boca público dos chefes de Poder e ressaltou que o momento exige “um apelo ao senso comum”. “É difícil. Tudo o que você diz é lido de uma maneira complicada.”

Reforma política

O tucano defendeu o fim das coligações em eleições proporcionais e o estabelecimento de um limite mínimo de votos para que um partido tenha representação na Câmara. Ele também criticou a proposta da lista fechada.

“Em um país como o Brasil, você tem que deixar que o eleitor participe da decisão. Senão, você fica na mão das oligarquias partidárias”, alertou. Além disso, FHC afirmou que “não dá para aprovar nada que tenha cheiro de impunidade” ou com o objetivo de prejudicar a Lava Jato.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]