Estado reconhece situação de emergência em Feira de Santana por 180 dias

Situação dos moradores da zona rural de Feira de Santana é afetada pela estiagem.

Situação dos moradores da zona rural de Feira de Santana é afetada pela estiagem.

O Decreto 17.499, do governo do estado, reconhece a situação de emergência, por estiagem, em Feira de Santana e em outros 105 municípios. O período é de seis meses. O secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, disse que o próximo passo é o reconhecimento do problema enfrentado pelo município pelo governo federal. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, (15/03/2017).

Ele destaca que a baixa quantidade de chuvas na região acarretou em problemas, como o comprometimento do abastecimento de água potável e prejuízos aos agricultores devido a perda das roças, bem como a impossibilidade de se fazer o plantio no período correto.

“Nos dois primeiros meses do ano o índice pluviométrico foi de apenas cinco milímetros, quando o esperado era dez vezes mais”, afirmou o secretário. Os resultados, continuou, são sentidos pelos agricultores, principalmente os pequenos continuou.

O reconhecimento da situação de emergência, diz o secretário, abre espaços para que órgãos estaduais e federais se juntem aos esforços na busca do bem estar da comunidade rural – em Feira de Santana cerca de 60 mil pessoas moram nos distritos.

Amplia-se, também, o acesso à garantia safra, compra de milho a preços menores dos estoques do governo federal, rebate em empréstimos rurais, frentes de trabalho e cestas básicas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]