Deputado José de Arimateia promove audiência pública sobre a situação da hemodiálise na Bahia

Deputado José de Arimateia promove audiência pública.Deputado José de Arimateia promove audiência pública.
Deputado José de Arimateia promove audiência pública.

Deputado José de Arimateia promove audiência pública.

Discutir amplamente a hemodiálise na Bahia e o seu cenário atual. Esse é objetivo da Audiência Pública, idealizada pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA). A ação será promovida de forma conjunta com a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (28/03/2017), às 10h, na Sala Eliel Martins, situada no Parlamento Baiano.

A hemodiálise é classificada como um procedimento realizado por uma máquina responsável por filtrar o sangue. Ela retira do corpo humano os resíduos capazes de prejudicar severamente a saúde das pessoas, a exemplo do excesso de sal e de líquidos. De acordo com informações do presidente da Renal Bahia, José Vasconcelos de Freitas, a situação é bem preocupante, porque as 45 clínicas espalhadas pelo estado que oferecem este serviço estão prestes a parar de atender os pacientes, pela ausência nos repasses dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado Arimateia, defensor assíduo da Saúde Pública da Bahia, sempre inclui o tema em suas pautas de discussão, porque acompanha de perto as dificuldades desses pacientes. De acordo com Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, mais de 10 milhões de brasileiros já sofrem de alguma disfunção renal provocada por doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão. “Tenho certeza de que esta Audiência Pública despertará a comunidade baiana para a relevância de adotar diariamente medidas importantes, simples e eficazes para o combate das doenças renais, além de provocar uma série de encaminhamos necessários para as autoridades responsáveis na busca de dias melhores para esta parcela da população”, observou Arimateia.

Foram convidados para o evento autoridades, responsáveis pela Central Estadual de Transplante, Sociedade Baiana de Nefrologia, pacientes, transplantados e diversas autoridades.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]