Deputado José de Arimateia palestra sobre a situação da Tuberculose na Bahia

Deputado José de Arimateia abordou tema 'O Poder Legislativo no Enfrentamento Pelo Fim da Tuberculose na Bahia'.

Deputado José de Arimateia abordou tema ‘O Poder Legislativo no Enfrentamento Pelo Fim da Tuberculose na Bahia’.

Na semana que marca o Dia Mundial de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, comemorado anualmente no dia 24 de março de 2017, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Pesquisas Afins na Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), palestrou no evento intitulado “Unidos para o Fim da Tuberculose”. A ocasião aconteceu durante a tarde desta segunda-feira (20), no Auditório do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), instituição com 74 anos de existência e referência no estado no tratamento de doenças respiratórias. A Bahia ocupa o 3°lugar com maior incidência da enfermidade no país, além de anualmente reunir mais de 4500 novos casos de pacientes com a doença.

O ato acontece no período de 20 a 30 de março e objetiva reunir profissionais de saúde e a Sociedade Civil em geral na expectativa de promover uma série de discussões em torno do tema. Nesses dias, o objetivo é adotar novas medidas para o controle da doença apontada como uma das infecciosas que mais mata no Brasil.

Com o tema ‘O Poder Legislativo no Enfrentamento Pelo Fim da Tuberculose na Bahia’, o deputado Arimateia destacou dados alarmantes da enfermidade no Brasil e estado, pontuou as deficiência dos serviços no setor, principalmente no que se refere à situação de vulnerabilidade social. Na oportunidade, ele falou da importância da aprovação do Projeto de Lei de sua autoria 21726/2015, para a criação da Semana de Conscientização da Tuberculose, a ser comemorado do dia 22 a 28 de março na Bahia. “A tuberculose ainda é um dos problemas mais preocupantes na Saúde Pública da nossa Bahia. A redução desses índices só será possível se todos os poderes e sociedade unirem forças para uma disseminação do conhecimento, através da informação”, opinou Arimateia.

Privatização – Durante a cerimônia, os profissionais de saúde, servidores e pacientes do HEOM, localizado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, prometeram discutir no dia 30 de março, último dia do evento, por meio de uma Mesa Redonda, a questão da privatização da unidade, pois acreditam que a instituição deve ser fortalecida, não privatizada.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]