Deputado cobra debate sobre elevado índice de violência de Itabuna

Deputado Augusto Castro cobra debate sobre violência.
Deputado Augusto Castro cobra debate sobre violência.
Deputado Augusto Castro cobra debate sobre violência.
Deputado Augusto Castro cobra debate sobre violência.

O Deputado Estadual Augusto Castro, que é membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, quer que o Governo do Estado e autoridades discutam os altos índices de violência em Itabuna.

A cidade grapiúna lidera o ranking da insegurança e atualmente ocupa o 13º lugar de cidade mais violenta do Brasil, segundo dados do Mapa da Violência de 2016. O município tem 81,2 homicídios por arma de fogo para cada habitante. Diante dos crescentes indicadores o Deputado avalia que Itabuna carece de um debate entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário com a sociedade civil organizada para discutir a segurança pública na região e cobra do governo estadual a interiorização do Programa Pacto Pela Vida. Quando reunido com o Secretário de Segurança Publica, Maurício Teles Barbosa, para discutir o tema, o parlamentar cobrou a ida do programa a Itabuna.

“Itabuna é passagem da BR 101, o que de certa forma torna o município vulnerável a entrada da violência. É também a cidade mais violenta do estado para os adolescentes de 14 a 17 anos. Nossos jovens carecem de atenção do estado e o Pacto Pela Vida é uma boa oportunidade do governo mostrar funcionalidade”, argumentou.

O deputado citou também a crise que vive o sistema prisional em todo país. Em Itabuna, o Conjunto Penal tem suporte para 600 presos, contudo, hoje extrapola sua capacidade com mais de 1.200 detentos. “A Bahia nem sequer possuía um Fundo Penitenciário Estadual, o que chegou a ser um empecilho para o repasse de recursos do governo federal para modernização do sistema prisional. Só agora aprovamos, em regime de urgência na Assembleia Legislativa, o projeto do executivo quanto a matéria, que vai permitir a transferência de R$ 44 milhões para o sistema carcerário em nosso estado”, finalizou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110972 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]