Deputado atua no enfrentamento da crise hídrica na Bahia​

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Comissão da ALBA debate crise hídrica.
Comissão da ALBA debate crise hídrica.
Comissão da ALBA debate crise hídrica.
Comissão da ALBA debate crise hídrica.

Com o objetivo de apresentar propostas para a crise hídrica na Bahia, o deputado estadual Zó (PCdoB) participou nesta segunda-feira (13/03/2017), na sala das comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), da reunião conjunta entre as comissões de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos; de Agricultura e Política Rural;  e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Zó compõe os dois primeiros colegiados.

São mais de 100 municípios na Bahia em situação de emergência, devido a estiagem. Zó alerta que o declínio do nível da água causou a pior crise da seca até hoje, com destaque ao semiárido. O Ministério da Integração Nacional reconheceu mais cinco cidades nessa situação por enfrentarem prolongado período de seca e estiagem. Dentre elas, Barro Alto, que fica na região centro-norte.

“É vital ações de socorro e assistência à população, além do restabelecimento de serviços essenciais para recuperação das regiões atingidas. A reunião conjunta apresentou planejamento e parcerias imprescindíveis para aperfeiçoar a distribuição de água e recuperar sistemas em estado de pré-colapso”, pontuou Zó.

O secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto mostrou que a situação é alarmante em toda Bahia. Regiões que antes não eram afetadas, agora apresentam redução no volume de chuva, agravando a disponibilidade hídrica na produção de alimentos e no abastecimento humano e animal.“Estamos vivendo um momento ímpar. Não é somente o semiárido que sofre”, pontuou Peixoto.

Importantes órgãos que combatem a crise hídrica e a seca estiveram na reunião: a Secretaria de Infraestrutura, a Companhia de Engenharia e de Saneamento da Bahia (Cerb), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a Secretaria do Meio Ambiente, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e o Ministério  da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]