Cortejo comemora 170 anos de Castro Alves

Cenas das comemorações em homenagem aos 170 anos de Castro Alves.
Cenas das comemorações em homenagem aos 170 anos de Castro Alves.

Realização do XIV Cortejo Poético Dia da Poesia, na cidade do Salvador, dia 14 de março de 2017, em homenagem ao Dia da Poesia e 170º aniversário do poeta Castro Alves. O cortejo, que acontece desde 2004, é organizado pela Biblioteca Prometeu Itinerante, pelo Coletivo Poesia. O evento conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos, órgão de cultura da prefeitura da cidade do Salvador.

Como acontece todo os anos, o Cortejo poético performático terá inicio na Praça da Piedade às 09h, com os participantes (poetas, cordelistas, atrizes, arte-educadores), acompanhados de estudantes da rede pública (municipal e estadual) de ensino, seguindo pela Avenida Sete  de Setembro – empunhando estandartes poéticos, recitando poemas e distribuindo folhetins literários – em direção à Praça Castro Alves, onde se encontra a estátua do poeta maior.

Alguns dos participantes estarão caracterizados de importantes personalidades da literatura baiana: Marcos Peralta representa o poeta Castro Alves, Edilson Dias, o cordelista Cuíca de Santo Amaro, e Douglas de Almeida, o poeta Gregório de Mattos.

O cortejo chegando à Praça Castro Alves, acontece uma Grande  Roda de Poesias e uma performance por diversos grupos com o poema O Livro e a América… e exatamente às 10 horas, horário de nascimento de Castro Alves, é posta uma mesa com um bolo de 170 centímetros, representando os 170 anos do poeta, e entoado o tradicional Parabéns pra você. O bolo, cortado pelo poeta Marcos Peralta (Castro Alves) é distribuído com o público presente e o recital continua até o final da manhã.

Este ano, o Cortejo irá funcionar como uma continuidade do desfile do bloco lítero-carnavalesco O Boca de Brasa, que no carnaval, homenageou o Tropicalismo nos seus cinquenta anos de criação. No cortejo, vários artistas estarão caracterizados de poetas do Tropicalismo, além de artistas de outros movimentos como o Cinema Novo. Maycon Jhossys (Caetano Veloso), Ìsis Is Is (Gal Costa), Paulo David (José Carlos Capinan), Tiago Oliveira (Torquato Neto)… e Mauro Júnior (Glauber Rocha).

Entre os integrantes, o Movimento Exploesia, da SUP – Sociedade Unificada de Professores, estudantes da Escola Municipal Cosme de Farias, da Biblioteca Comunitária Castro Alves, da Biblioteca Infanto-juvenil Betty Coelho… e do Colégio Estadual Ypiranga (sediado em um solar onde o poeta Castro Alves faleceu a 6 de julho de 1871), que participa com alunos, professores e sua fanfarra.

Agenda

Dia 14 de março (terça-feira) das 9 às 11 horas

Recital de poemas e distribuição de folhetins literários

Trajeto: Praça da Piedade à Praça Castro Alves | Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110000 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]