



TSE e o poder das igrejas
O Tribunal Superior Eleitoral estuda uma cláusula para bloquear o uso do poder econômico e a influência das igrejas nas eleições, disse à Reuters o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. “Depois da proibição das doações empresariais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), hoje quem tem dinheiro? As igrejas. Além do poder de persuasão.
O cidadão reúne 100 mil pessoas num lugar e diz ‘meu candidato é esse’. Estamos discutindo para caçar isso”, disse o ministro em entrevista. O ministro afirma que há um uso da religião para influenciar as eleições, contando ainda com os recursos das igrejas, não apenas material, mas a própria estrutura física. “Outra coisa é fazer com que o próprio fiel doe. Ou pegar o dinheiro da igreja para financiar”, afirmou. “Se disser que agora o caminho para o céu passa pela doação de 100 reais, porque eu não vou para o céu?”
*Com informe do Bahia na Política.
Aula magna
A Universidade Estadual de Feira de Santana convidando para a Aula Magna a ser realizada no dia 15 de março de 2017, na abertura do semestre letivo 2017, que será proferida pelo professor e doutor Francisco Mata Machado Tavares que abordará o tema “Segurança nas Universidades: experiências, soluções e tendências”. O palestrante é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui mestrado (2008) e doutorado em Ciência Política (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Casa da Cidadania
Na manhã da sessão ordinária da Câmara Municipal de Feira de Santana, quando do Dia Internacional da Mulher coube à três vereadoras a condução dos trabalhos. Mais precisamente, Gerusa Sampaio (DEM) presidiu e foi secretariada pelas vereadoras Eremita Araújo (PSDB) e Cíntia Machado (PMB). O presidente do Legislativo Reinaldo Miranda (PHS) foi muito oportuno pelo gesto da cessão do plenário ao mundo feminino.
Não sendo por lei, pressão
O Projeto de Lei que estabelece o horário das 10h às 16h para o funcionamento das agências bancárias em Feira de Santana, de autoria do vereador José Carneiro (PSDB), em tramitação no Legislativo feirense, tem provocado as mais diversas reações da comunidade e ao que tudo faz crer ser inconstitucional. “Se não for através de lei por ser inconstitucional, que seja por pressão política, que é papel do Legislativo e do Executivo. Feira não pode ser comparada com uma cidade de 20.000 habitantes por ser do interior. ” Disse o edil.
Data de Ingrid
Completando idade nova, a bacharel em Direito Ingrid Larangeira Araujo, que vai reunir amigos mais íntimos e familiares para um almoço amanhã ao lado do seu marido, o engenheiro Marcos Araujo.