Bahia Pesca beneficia 4 mil pescadores com assistência técnica

Atuação da Bahia Pesca beneficia pescadores com assistência técnica.
Atuação da Bahia Pesca beneficia pescadores com assistência técnica.
Atuação da Bahia Pesca beneficia pescadores com assistência técnica.
Atuação da Bahia Pesca beneficia pescadores com assistência técnica.

Mais de 4 mil pescadores baianos estão sendo contemplados com o programa de assistência técnica e extensão rural da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura. O programa foi iniciado em novembro e já está atuando em 41 municípios baianos. “O programa de assistência técnica busca fomentar o manejo sustentável dos recursos naturais, promover o escoamento da produção e garantir a venda dos pescados, melhorando a qualidade de vida, de trabalho e a renda dos pescadores baianos, dentre outros objetivos”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Jr.

De acordo com o secretário da Agricultura Vitor Bonfim, com o programa de assistência técnica e extensão rural da Bahia Pesca “vamos contribuir para transformar a realidade dessas pessoas, com a qualificação da mão de obra, viabilizando o acesso às novas tecnologias e a geração de emprego e renda. O governo do Estado vem empreendendo ações como esta para estruturar a atividade pesqueira e tornar a Bahia autossuficiente na produção”, afirmou o secretário Vitor Bonfim.

Nestes primeiros meses o foco da atividade foi mobilizar as comunidades, cadastrar os pescadores em programas sociais e de crédito e elaborar projetos produtivos. Para os próximos meses estão previstas ações como o incentivo à criação de associações e cooperativas de pescadores, desenvolvimento de métodos de captura, introdução de novos métodos de transporte, qualificação dos processos de armazenamento e manejo nos barcos e abertura de canais de comercialização.

“As ações desenvolvidas até o momento visam a apresentação do programa de ATER para pescadores e aquicultores vinculados às entidades representativas do setor, a realização de um cadastramento e do diagnóstico das atividades desenvolvidas. Todo este trabalho permitirá o acompanhamento da evolução da atividade produtiva do pescador e do ritmo da execução das metas contratadas”, complementa o diretor-técnico da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]