Água de escavação de Tunnel Liner do BRT de Feira de Santana é inadequada para o consumo, explica engenheiro

Água de escavação é inadequada para o consumo é também inservível para outros fins, como a irrigação de plantas.

Água de escavação é inadequada para o consumo é também inservível para outros fins, como a irrigação de plantas.

O material que é misturado à água retirada durante a escavação dos PV (Ponto de Visita), parte estruturante do Tunnel Liner, torna o produto inadequado para o consumo humano, de animais, bem como ter outras destinações, como irrigar praças e jardins.

O Tunnel Liner é uma rede subterrânea, não destrutiva, que está sendo construída pela Prefeitura de Feira de Santana para captar e escoar a água da chuva nas duas trincheiras. Terá cerca de 2,4 quilômetros de extensão.

“Quando a água é bombeada, parte de material em suspensão vai junto, que deixa a sua utilização e consumo inadequados”, afirmou o engenheiro João Vianey, responsável, por parte da Prefeitura, pelo gerenciamento da construção do BRT.

Material em suspensão são as partículas não dissolvidas, encontrado suspenso no corpo d`água, composto por substâncias inorgânicas e orgânicas, incluindo-se aí os organismos planctônicos. Sua principal influência é na diminuição na transparência da água, impedindo a penetração da luz.

O material em suspensão impede o consumo de humanos e animais e, quando usado para molhar jardins, por criar um acamada nas folhas, interfere diretamente na fotossíntese das plantas, segundo João Vianey. “Daí a decisão de direcionar toda água para a rede de coleta”.

O engenheiro ainda disse não haver desperdício de água, porque toda ela retirada do lençol daquela área é redirecionada para o rio Jacuípe. “A água permanece na Bacia do Jacuípe, mantendo o equilíbrio”.

Para que o produto seja utilizado com segurança, disse ainda o engenheiro, ele deve estar estabilizado, limpo. Cita a irrigação da grama e árvores da praça onde fica o monumento de Maria Quitéria.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]