Adesão automática à previdência complementar é aprovada pela ALBA

Três dos 63 deputados se elegeram prefeitos e um foi eleito vice-prefeito, e serão substituídos pelos suplentes de suas respectivas coligações.
Três dos 63 deputados se elegeram prefeitos e um foi eleito vice-prefeito, e serão substituídos pelos suplentes de suas respectivas coligações.

Foi aprovada na última terça-feira (14/03/2017), pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), o Projeto de Lei nº 22.059/2016 que torna automática a adesão dos novos servidores públicos ao Regime de Previdência Complementar vigente.

De acordo com o projeto, os servidores cuja remuneração seja superior ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social (teto no INSS), serão automaticamente inscritos no respectivo plano de benefícios a partir da data de entrada em exercício no cargo.

O cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento. Caso aconteça em um prazo de 90 dias – a contar da data de inscrição -, o valor recolhido será restituído ao servidor em até 60 dias.

O Regime de Previdência Complementar está instituído na Bahia desde o ano de 2015, pela Lei nº 13.222. Pioneira no Nordeste, a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Prevebahia) tem como objetivo estabelecer um vínculo confiável e transparente com os servidores.

Sem fins lucrativos, a Prevebahia é uma entidade fechada de previdência complementar dotada de autonomia administrativa, financeira, gerencial e patrimonial, vinculada à Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

Vantagens

O plano PB CIVIL oferecido pela Prevebahia apresenta vantagens em relação aos programas de previdência comuns. A depender do perfil ao qual for encaixado, o servidor pode ter direito à contrapartida do Estado (até 8,5%) sobre a sua contribuição. Ou seja, para cada 1 real investido pelo Participante, o Estado aplica também 1 real.

Todos os servidores que optarem pela adesão também contam com um benefício fiscal de até 12% da sua renda tributária anual na declaração do Imposto de Renda, que já fica retido na fonte ao realizar contribuições para o plano de previdência Prevebahia PB CIIL.

Além disso, estarão à sua disposição relatórios periódicos de como estão sendo investidos os recursos, qual é a rentabilidade, quais são os riscos associados aos investimentos, entre outras informações, no próprio site da Fundação, de forma prática e acessível.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110032 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]