SDR apresenta conjunto de serviços no Território Vale do Jiquiriçá

Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, palestra conjunto de serviços.

Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, palestra conjunto de serviços.

“Apresentar um cardápio de serviços para garantir que o homem do campo tenha melhores condições de vida”. Com essa afirmação, o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, iniciou um diálogo com gestores municipais do Território Vale do Jiquiriçá, nesta quinta-feira (09/02/2017), no auditório da Câmara Municipal do município de Ubaíra.

O encontro visa fortalecer a estratégia de articulação e descentralização de políticas públicas, através dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs) e dos Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (Semafs), escritórios da SDR espalhados pela Bahia, que prestam serviços da secretaria.

Gestores e técnicos da SDR estão realizando um alinhamento institucional no que se refere as políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos e visitarão os 27 Territórios de Identidade para apresentar a estrutura, ações e projetos da secretaria. A equipe já esteve em Cruz das Almas, Feira de Santana e Alagoinhas e até meados de março está prevista a visita em todos os territórios.

De acordo com o titular da SDR, o intuito é fazer um planejamento combinado com o colegiado territorial, os consórcios municipais, as universidades, as cooperativas, os institutos de pesquisa, sindicatos, associações e câmaras de vereadores. “Estamos apresentando nosso conjunto de serviços e queremos organizar um planejamento para 2017 e 2018 para que as secretarias municipais, que é o nosso principal foco, possam fazer um planejamento de desenvolvimento rural”.

Rodrigues reafirmou o compromisso com a consolidação de políticas capazes de impactar a dinâmica econômica e social dos municípios. “Queremos que o agricultor, o nosso público estratégico, possa receber a visita da assistência técnica, que possa ter uma agroindústria para beneficiar seu produto, uma ação de comercialização, o nosso tratamento com a agroecologia, para que os produtos que a gente possa ofertar para consumo, seja na escola, no restaurante ou na feira livre possa ter um produto de qualidade”.

O prefeito de Ubaíra, Fred Andrade, afirmou que essa iniciativa da SDR chega em um momento importante, em um momento que a crise atinge a agricultura familiar, para poder amenizar os efeitos desta. “Precisamos dar apoio ao agricultor e a SDR faz esse papel que é fundamental no desenvolvimento dessas políticas. Aqui no município, estamos na fase do diagnóstico e estamos conhecendo os principais gargalos do agricultor para que, junto com o Estado, possamos melhorar a vida desses agricultores”.

Para o representante dos movimentos sociais, Vasco Aguzzolli, “a agricultura é uma riqueza, um preciosidade feminina, é a mãe terra”. Se a gente não tiver cuidado com ela não temos como ser um produtor feliz e integrado. Quando falamos em agricultura familiar estamos falando de maternidade, pois tudo que nos alimenta vem da terra. E nesse contexto falo da importância da SDR. Os Setafs e Semafs foram desenvolvidos juntos com os movimentos para descentralizar as políticas e essa iniciativa é mais uma conquista para nós”.

Os representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Fábio Braga, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Robson Andrade, o assessor especial do gabinete da SDR, Anselmo Souza, e o coordenador do Setaf Território Vale do Jiquiriçá, Bruno Henrique, formaram a equipe técnica da SDR, que apresentou ações, projetos e programas, com seus eixos estratégicos da secretaria, entre eles infraestrutura rural, assistência técnica rural, agroindustrialização e comercialização, reforma agrária e regularização fundiária e fomento à produção.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]