Salvador: estudantes da rede estadual apresentam projetos sobre o Carnaval e mostram história e diversidade da folia

Desfile de Carnaval no Colegio Castro Alves.
Desfile de Carnaval no Colegio Castro Alves.
Desfile de Carnaval no Colegio Castro Alves.
Desfile de Carnaval no Colegio Castro Alves.

A origem, a história, a evolução e a diversidade da maior festa popular do planeta estão sendo contadas pelos estudantes nas escolas estaduais, por meio de projetos interdisciplinares. A comunidade escolar do Colégio Estadual Castro Alves, na Cidade Baixa, em Salvador, por exemplo, promoveu, nesta terça-feira (21/02/2017), a culminância do projeto ‘Conhecendo o Carnaval e os seus ritmos’. Foram apresentadas máscaras, fantasias e painéis com a história do Carnaval. Os alunos também realizaram apresentações musicais, um baile e escolheram o Rei Momo, a rainha e as princesas da folia.

A rainha Thifanny Carvalho, 14 anos, estudante da 6ª série, subiu ao palco, acompanhada das princesas Eliane Santos, 12, e Ana Beatriz Reis, ambas da 5ª série, e falou com alegria do seu reinado: “Estou contente de representar a escola neste projeto que considero importante, porque envolveu pesquisas culturais que contribuíram para o nosso conhecimento sobre o Carnaval. A minha pesquisa foi sobre o frevo e foi interessante conhecer e aprender o ritmo dessa dança e as músicas, a exemplo de ‘Segura senão eu caio’, de Alceu Valença, que apresentamos no palco”, relata Thifanny.

Também no ritmo da festa, Andreza Serpa, 15 anos, 8ª série, conta que a sua turma ficou com a pesquisa sobre a axé-music. “Pesquisamos sobre este movimento que surgiu na Bahia, as músicas que o representam, os seus artistas e a sua importância para o Carnaval em todo o país. Também foi interessante saber, através dos colegas, sobre o surgimento do trio elétrico, com Dodô & Osmar”, comenta.

A coordenadora pedagoga Graça Rocha explica que o trabalho sobre o Carnaval como manifestação popular, destacando a sua diversidade de ritmos, danças e trajes, espelham o mosaico de origens do povo brasileiro, com suas influências africanas, indígenas e europeias. “O Brasil é um país rico culturalmente, porém, muitas vezes, o que sabemos se limita ao que a TV nos mostra. Por isso, buscamos realizar um trabalho que ampliasse o conhecimento dos estudantes sobre a festa, levando em conta a sua origem e traçando uma linha do tempo desde os antigos Carnavais até a atualidade”, justifica.

Outros Carnavais – Já no Colégio Estadual Ana Bernardes, no bairro de Cajazeiras VI, em Salvador, os estudantes das 5ª, 6ª e 7ª séries promoveram o Carnaval da escola a partir de um trabalho de pesquisas que resultou na construção de dois grandes painéis. Neles, foram destacados o Pelourinho e o Farol da Barra, cenários importantes da festa carnavalesca.

No Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis, em Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador, os estudantes encerraram, nesta terça (21), o projeto ‘Carnaval 2017 – a alegria e a magia da maior festa popular do planeta’ com um desfile à fantasia pelas ruas do bairro. O projeto, explica o professor de Química e vice-diretor do noturno Renato Bispo, teve o objetivo de fortalecer resgatar a história do Carnaval, desde a sua origem até os dias atuais, mostrando o valor sociocultural da festa. “Para isto, os nossos estudantes pesquisaram, confeccionaram cartazes e participaram de oficinas de máscaras e fantasias, entre outras”.

Os estudantes do Colégio Estadual Ypiranga também promoveram o seu Carnaval, batizado de CeyFolia. Fantasiados, eles inauguraram o Circuito Ivana Chastinet, pelas ruas do Largo 2 de Julho, onde a escola está instalada.

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