Jornada Pedagógica destaca promoção do protagonismo estudantil, afirma secretário estadual Walter Pinheiro

Visita do secretário Walter Pinheiro no Colégio Estadual General Osório, em Feira de Santana, durante Jornada Pedagógica 2017.
Visita do secretário Walter Pinheiro no Colégio Estadual General Osório, em Feira de Santana, durante Jornada Pedagógica 2017.
Visita do secretário Walter Pinheiro no Colégio Estadual General Osório, em Feira de Santana, durante Jornada Pedagógica 2017.
Visita do secretário Walter Pinheiro no Colégio Estadual General Osório, em Feira de Santana, durante Jornada Pedagógica 2017.

O fortalecimento dos projetos pedagógicos nas escolas é o grande destaque da Jornada Pedagógica, iniciada na quarta-feira (01/02/2017) em todas as escolas da rede estadual de ensino, com encerramento nesta sexta-feira (03). Com o tema ‘Es­cola e Co­mu­ni­dade para Educar e Transformar’, a jornada focou, durante os três dias, no planejamento do ano letivo. A discussão da comunidade escolar girou em torno dos projetos que visam fortalecer o currículo com atividades voltadas para a Ciência, Cultura, Arte, o Esporte, a Cidadania, Inovação, Empreendedorismo e para a Tecnologia, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e potencializar o processo de ensino e de aprendizagem.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou ativamente da atividade em cinco escolas da capital; em três de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, e, nesta sexta-feira, visita o Colégio Estadual General Osório e o Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Santana. Pinheiro faz uma avaliação deste processo de construção coletiva.

“A jornada é um momento muito importante e traduz o resgate do espírito da escola, porque é neste planejamento que a unidade apresenta o que precisa da Secretaria da Educação para que os projetos sejam concretizados e ninguém melhor que os gestores e professores para realizarem estas indicações. Além do mais, aproveitamos esses três dias para nos aproximar das escolas, conhecendo melhor a rede física e pedagogia aplicada”, afirmou Pinheiro.

Eixo pedagógico

Seja na capital ou no interior, os professores e gestores fazem uma avaliação positiva da Jornada Pedagógica. Em Feira de Santana, a diretora do Instituto de Educação Gastão Guimarães, Alfreda Xavier, falou sobre as expectativas para 2017. “A nossa escola está pronta para receber nossos alunos na segunda-feira, com um planejamento pronto e a novidade do coordenador pedagógico que é muito importante, porque este profissional vai ajudar muito o pedagógico da escola”, afirma. Na escola, foi feita a entrega de quatro novas viaturas da Ronda Escolar para Feira de Santana.

Em Salvador, no Colégio Estadual José Augusto Tourinho, no bairro de São Cristovão, a comunidade escolar também comemora o fortalecimento das ações pedagógicas. “Estamos empenhados para promover o protagonismo estudantil. Além disso, consideramos ótima a proposta do secretário Pinheiro de inserir este profissional no nosso dia a dia, porque ele estará envolvido com os conteúdos pedagógicos, sem ter que se preocupar com questões administrativas ou financeiras”, avalia o vice-diretor Audival Júnior. A professora Simone Santana, de Língua Portuguesa, também comemora os três dias de trabalho coletivo. “Realizamos um trabalho pedagógico multidisciplinar que tem o estudante como ator principal. Como sempre, a minha expectativa é sempre otimista de que faremos um ano letivo desafiador e muito positivo”.

Protagonismo

No Colégio Thales de Azevedo, no bairro de Costa Azul, a jornada contou com a participação, nesta sexta-feira, da blogueira e ex-aluna da unidade, Monique Evelle, 22 anos, considerada uma das 25 mulheres negras mais influentes da Internet no Brasil. Ela contou como a escola, os professores e os projetos em que esteve engajada na escola fizeram a diferença em sua vida. “O Thales de Azevedo foi importante, porque foi aqui que surgiu a minha organização ‘Desabafo Social’. A partir daí, recebi diversos convites para desenvolver o projeto, que segue uma linha de comunicação e direitos humanos, me dando a oportunidade de ser convidada para participar de um grupo de pesquisa na Universidade de Harvard”, comemora.

Volta às aulas

Começam na próxima segunda-feira (6) as aulas na rede estadual de ensino. Ainda continuam abertas as matrículas para os estudantes que perderam o prazo, conforme calendário oficial da Secretaria. Estes alunos devem se dirigir, pessoalmente, às escolas para verificar a disponibilidade de vagas onde desejam estudar. O Programa de Abertura do ano letivo será na quarta-feira (8), das 8h30 às 10h, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro Caixa D’Água, em Salvador, com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108069 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]