Feira de Santana: prefeito José Ronaldo realiza abertura do ‘I Fórum de Desenvolvimento Sustentável’

Prefeito José Ronaldo de Carvalho objetiva desenvolver política pública para desenvolvimento do setor da energia solar.Prefeito
Prefeito José Ronaldo de Carvalho objetiva desenvolver política pública para desenvolvimento do setor da energia solar.

Prefeito José Ronaldo de Carvalho objetiva desenvolver política pública para desenvolvimento do setor da energia solar.

Dando início ao I Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável, o município de Feira de Santana se prepara para captar investimentos visando a liderança na produção de energia solar. A pretensão foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante abertura do evento, na manhã desta terça-feira (14/02/2017), no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O evento atraiu para Feira de Santana e para a Bahia o olhar de acadêmicos, de lideranças políticas e também empresariais. Todos atentos às 17 metas para o desenvolvimento sustentável preconizadas para a agenda de 2030. “O Projeto Feira 2030 vai priorizar sobretudo a energia solar”, afirmou o prefeito José Ronaldo.

Durante a abertura do Fórum estiveram compondo a mesa de honra, além do prefeito José Ronaldo, o secretário estadual de Ciências e Tecnologia, Vivaldo Mendonça; o superintendente da Sudene, Marcelo Neves; o representante da ONU, Frederico Lacerda; o diretor da WWI (Worldwatch Institute), Eduardo Atayde; e o presidente da Associação de Energia Solar, Rodrigo Lopes.

Ao recordar dos avanços proporcionados pela tecnologia, a exemplo da chegada do celular, José Ronaldo abordou sobre a necessidade de investimentos voltados para o futuro. “Isto é uma realidade. O Brasil tem tanto sol e ao mesmo tempo um desperdício desta fonte de energia. E já observamos que tem muita gente debatendo sobre energia solar”, afirmou o prefeito, ao revelar que amanhã encaminha à Câmara projeto para implantação de iluminação de LED nas vias públicas.

Além disso, José Ronaldo também anunciou duas medidas administrativas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Uma é o protocolo de intenção com a Sudene visando estabelecer um plano sustentável e outra é o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que o Governo Municipal também já está tratando das questões.

Ao considerar o prefeito um homem público que enxerga seu ambiente, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, observou que Feira de Santana vai aproveitar os efeitos da promoção deste evento e reafirmou a pretensão do órgão abraçar esta iniciativa. “Parece coisa de ficção, mas a energia solar já está muito presente”.

Já o secretário estadual de Ciências e Tecnologia, Vivaldo Mendonça, foi categórico ao afirmar que Feira de Santana cumpre a missão de transformar a Bahia no principal estado produtor de energia solar”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]