Feira de Santana: onze novos médicos concluem residência no Hospital Estadual da Criança

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Onze novos médicos concluem residência no Hospital Estadual da Criança.
Onze novos médicos concluem residência no Hospital Estadual da Criança.
Onze novos médicos concluem residência no Hospital Estadual da Criança.
Onze novos médicos concluem residência no Hospital Estadual da Criança.

Onze médicos concluíram, nesta terça-feira (21/02/2017), o Programa de Residência Médica do Hospital Estadual da Criança (HEC) / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI). Dez deles se especializaram em Pediatria e uma médica residente optou por Cirurgia Pediátrica.

De acordo com Tatiana Vieira, coordenadora do programa, o objetivo do HEC em ser também um centro formador é garantir que a missão da unidade hospitalar seja cumprida. “O HEC tem como uma de suas missões tornar-se um centro formador de excelência para oferecer o melhor e mais adequado atendimento à população baiana. Por isso, nos dedicamos neste programa e ele tem proporcionado a formação de diversos profissionais capacitados”, afirma.

A médica acrescenta: “Muitos desses profissionais concluem a residência e continuam trabalhando na unidade hospitalar como médicos especializados, ajudando na formação de novos colegas e, também, auxiliando seus preceptores e médicos mais antigos na unidade”.

Um dos profissionais que concluiu o programa é Isaac Américo Oliveira, residência em Pediatria. “Foram dois anos intensos, de muito aprendizado, muita emoção e muitas alegrias. O HEC me ajudou bastante a crescer como profissional e como ser humano, e agora me sinto pronto para cuidar do maior tesouro de alguém”, declara.

Sobre a residência médica – É uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos e instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Ocorre em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

No HEC, mais precisamente, os campos de estágios oferecidos neste programa englobam a emergência, a internação de pediatria geral, o ambulatório pediátrico geral, a unidade de cuidados intensivos pediátrico e neonatal, dentre outros.

Estágios também são realizados em unidades parceiras, a exemplo do Centro Obstétrico do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Quanto à formação cirúrgica, o médico cirurgião é formado nas vertentes de cirurgia pediátrica neonatal, geral, trauma e, também, adquire a formação básica em cirurgia pediátrica urológica, oncológica e vídeo-assistida.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.