Em discurso de posse, presidente da UPB Eures Ribeiro defende derrubada do veto do ISS

Governador Rui Costa participa da posse do presidente da UPB, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa.

Governador Rui Costa participa da posse do presidente da UPB, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa.

Políticos durante a posse do presidente da UPB, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa.

Políticos durante a posse do presidente da UPB, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa.

Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (16/02/2017), no auditório Prefeito Lomanto Junior, tomou posse o presidente eleito para a gestão 2017-2018, da União dos Municípios da Bahia – UPB. Quem assumiu a presidência foi o prefeito do município de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Na oportunidade também foram empossados a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e Conselho Consultivo da UPB.

Em seu discurso de posse Eures Ribeiro agradeceu aos prefeitos que o elegeram presidente da UPB e destacou o trabalho desenvolvido ao longo de dois mandatos, em que Maria Quitéria esteve a frente da instituição.  “A simples possibilidade de realizar o sonho é que torna a vida interessante”, com essa frase do escritor Paulo Coelho, Eures deu início ao seu pronunciamento.

O presidente ainda fez questão de destacar o compromisso com a soma de esforços entre os gestores municipais na busca constante pelo desenvolvimento regional. “É juntamente com os prefeitos da nossa associação e com muita determinação que iremos honrar este cargo e trabalhar com responsabilidade, imbuídos em dar solução aos nossos problemas que, na maioria das vezes, são gargalos comuns entre nossas cidades. Esperamos grandes transformações e uma atenção maior para região com a chance de fazer chegar a voz dos nossos municípios às esferas estadual e federal”, concluiu.

“Precisamos de uma redistribuição do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Alterar o local da cobrança do ISS do Município dos prestadores de serviços sede da administradora de cartões, da arrendadora mercantil ou da administradora de planos de saúde, para o dos tomadores desses serviços”, defendeu.

“Devemos dialogar com a Coelba com relação a taxa de iluminação pública que é recolhida e não repassada aos municípios. As prefeituras estão sendo lesadas. Temos um imposto municipal mas não cai nas contas das prefeituras e sim da Coelba. E a UPB vai comprar essa briga, não vamos mais aceitar esta situação, que é uma apropriação indevida. Precisamos de uma nova formula de regulação e pactuação para a saúde no estado”, disse.

Já Maria Quitéria, que deixa a presidência da UPB, após dois mandatos consecutivos, muito emocionada,  ressaltou o compromisso de continuidade participativa na Casa dos Prefeitos. A primeira mulher a liderar a instituição com 50 anos de história, falou sobre a implementação do conselho consultivo da UPB, formado pelos presidentes das associações e consórcios intermunicipais.

Com o governador Rui Costa restabeleceu uma agenda positiva, apoiou e fortaleceu os consórcios intermunicipais, mobilizou gestores em prol das causas municipalistas, realizou seminários e encontros com pautas prioritárias, cursos de capacitação e buscou parcerias para consolidar projetos e abordagens. “Foram quatros anos ricos em lutas e experiências”, confessou. “Quero dizer aos colegas prefeitos que a soma de esforços da Bahia junto à UPB continua afinal é juntos que daremos as melhores soluções aos nossos problemas”, disse.

No final foram entregues placas de Honra ao Mérito ao Governador Rui Costa e ao Conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, presidente do TCM.

Em seu pronunciamento, o governador Rui Costa disse que a UPB “está com muita sorte porque sai uma excepcional gestora, política e guerreira e entra um iluminado prefeito, que foi reeleito com 78% dos votos, expressivo e simbólico. Isso mostra sua condição à frente de Bom Jesus da Lapa”. Falou da importância da ferramenta que é o consórcio. “Somos ricos em potencial e pobre em arrecadação e precisamos do consórcio para entregar serviço público de qualidade ao povo. Podem contar comigo na luta e parceria naquilo que construiremos juntos”.

 A solenidade de posse reuniu diversas autoridades, entre elas o governador da Bahia, Rui Costa; o vice-governador João Leão; presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) Conselheiro Inaldo da Paixão; presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), Conselheiro Francisco Netto; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ângelo Coronel; os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata; o defensor público Clériston Cavalcante de Macêdo; deputados estaduais e federais, secretários estaduais; e municipalistas de um modo geral.

UPB – União dos Municípios da Bahia – 2017-2018

DIRETORIA

Presidente: Eures Ribeiro Pereira – Prefeito de Bom Jesus da Lapa

Vice-Presidente Institucional – Giuliano de Andrade Martinelli – Prefeito de Jaguaquara

Vice-Presidente Administrativo – Antônio Carvalho da Silva Neto – Prefeito de Araci

1º Secretário – Rogério dos Santos Costa – Prefeito de Santo Estevão

2º Secretário – Marcus Paulo Alcântara Bonfim – Prefeito de Juazeiro

1º Tesoureiro – Marco Aurélio dos Santos Cardoso – Prefeito de Santana

2º Tesoureiro – José Henrique Silva Tigre – Prefeito de Belo Campo

CONSELHO FISCAL

 Conselheiro Titular – Leonardo Coelho Brito – Prefeito de Alcobaça

Conselheiro Titular – Ricardo Almeida Nunes da Silva – Prefeito de Cícero Dantas

Conselheiro Titular – Maria das Graças Trindade Leal – Prefeita de Araçás

Conselheiro Titular – José Ricardo Leal Requião – Prefeito de Miguel Calmon

Conselheiro Titular – Clovis Roberto Almeida de Souza – Prefeito de Canavieiras

Conselheiro Suplente – Marlylda Barbuda dos Santos – Prefeita de Itaparica

Conselheiro Suplente – Ricardo dos Anjos Mascarenhas – Prefeita de Itaberaba

Conselheiro Suplente – Elaine Pontes de Oliveira – Prefeita de Candido Sales

Conselheiro Suplente – Simeia Queiroz de Souza Felix – Prefeita de Ubatã

Conselheiro Suplente – Adenilton dos Santos Meira – Prefeito de Marcionílio Souza

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]