Eleição no Senado: PT libera bancada e indica José Pimentel para primeira secretaria

Senador José Barroso Pimentel (PT/CE).
Senador José Barroso Pimentel (PT/CE).
Senador José Barroso Pimentel (PT/CE).
Senador José Barroso Pimentel (PT/CE).

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), informou hoje (01/02/2017) que a bancada liberou os senadores do partido para votar como acharem melhor na escolha do presidente da Casa. Com isso, o líder protocolou a indicação do nome do senador José Pimentel (PT-CE) para a primeira secretaria da Casa, conforme o critério de proporcionalidade, que dá ao partido a terceira indicação para a Mesa Diretora.

Até ontem (31), havia dúvida sobre a posição que os petistas tomariam, uma vez que parte da bancada era contra o apoio ao nome de Eunício Oliveira (PMDB-CE) para a presidência da Casa. Eunício foi o indicado pelo PMDB, que tem a maior bancada, para assumir o comando do Senado. Com a liberação dos senadores, a bancada entende que o critério de proporcionalidade está sendo respeitado pelo partido e, assim, o nome de Pimentel deverá ser eleito para o cargo indicado.

“O PT tem número suficiente de senadores para participar da Mesa, e esse número nos foi dado pela população, não foi fruto de nenhum acordo, nem de concessão de que quem quer seja. A bancada se reuniu e decidiu que esse critério deve ser respeitado na composição de uma chapa única. Agora, como vai votar cada um dos senadores, o voto é secreto, eu não tenho como prever. Mas a decisão nossa foi de participar da chapa completa que compõe a Mesa do Senado”, disse Costa.

Se o PT optasse por se posicionar contra o nome de Eunício Oliveira para a presidência, os demais partidos poderiam entender que a posição configuraria desrespeito ao critério de proporcionalidade, deixando, assim, o partido fora da Mesa Diretora e das presidências das comissões. O PT tem dez senadores e é a terceira maior bancada do Senado, ficando atrás do PMDB, com 21 senadores, e PSDB, que tem 13 senadores.

A eleição para a Mesa Diretora do Senado está marcada para as 16h. Apesar do amplo apoio dos partidos à indicação peemedebista de Eunício Oliveira, o senador José Medeiros (PSD-MT) decidiu lançar candidatura avulsa para também concorrer à presidência da Casa.

As escolhas para a presidência das comissões permanentes ficarão para a próxima semana. Também na próxima semana devem ser concluídas as indicações dos partidos para as lideranças que os representarão na Casa.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141153 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.