Concurso elege da Rainha do Ilê Aiyê 2017

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Concurso Rainha do Ilê Aiyê 2017.
Concurso Rainha do Ilê Aiyê 2017.
Concurso Rainha do Ilê Aiyê 2017.
Concurso Rainha do Ilê Aiyê 2017.

Acontece neste sábado (04/01/2017) uma das mais importantes realizações anuais do bloco afro Ilê Aiyê, a Noite da Beleza Negra. Este é 38º ano consecutivo do disputado e emblemático concurso, reunindo 15 mulheres negras baianas para concorrem ao título de Deusa do Ébano. O espetáculo começará às 21h, com direção artística de Elísio Lopes Jr. Entre as mais esperadas atrações da noite está a cantora Daniela Mercury.

A 38ª Noite da Beleza é uma realização do Ilê Aiyê e Caderno 2 Marketing e Produções, com o patrocínio da Bahiatursa, Governo da Bahia e apoio da TVE, Secretaria de Comunicação do Governo do Estado e Air Europa.

Elísio Lopes Jr., adianta que, durante o espetáculo, a força da mulher negra será evocada como forma de falar do poder de resistência do Ilê Aiyê que, aos 43 anos, passa por uma crise financeira sem precedentes. “Vamos abordar a valorização da mulher negra na sociedade, dividida pelo passado, presente e futuro. Elas são ícones de luta e, por isso, falaremos delas. O público poderá conferir um espetáculo com força política e com direito a denúncia e protesto”, diz ele.

A potência negra feminina, como não poderia deixar de ser, terá grandes representantes no palco: as cantoras Larissa Luz e suas bailarinas, Nara Couto, Ana Mametto, Tainah, Juliana Ribeiro, Danny Nascimento, a atriz Denise Correia, todas acompanhadas pelo multiinstrumentista Jelber Oliveira. Além de Mãe Jaciara, ícone da luta contra a intolerância religiosa.

Durante o espetáculo, as candidatas mostrarão a sua graça e desenvoltura na dança afro e também desfilarão em trajes casuais com direito a clipes exibidos por um telão. Aos jurados, também está a missão de eleger uma candidata ciente da missão que a Rainha do Ilê tem de levar ao público todo encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar sua auto-estima e senso crítico.

Banda anfitriã da casa, a Band’Aiyê agitará a noite com músicas que exaltam a trajetória do mais belo dos belos, mesclando antigos e novos sucessos. Estrela das mais esperadas da festa, Daniela Mercury subirá ao palco após o anúncio da grande vencedora do concurso, aquela que, aos olhos dos juri, saberá carregar a coroa de Rainha do Ilê no ano de 2017. A cantora promete uma apresentação à altura da ocasião.

A noite terá como apresentadores os veteranos Arany Santana (diretora da Entidade) e Sandro Teles e, estreando, Val Benvindo, representando a nova geração do Bloco Ilê Aiyê. As jornalistas Wanda Chase, Rita Batista e Tia Má e a antropóloga Vilma Reis também marcarão presença, assim como o ator global Érico Brás e os bailarinos Jai Bispo e Jorlan Gama.

As performances de dança são assinadas por Zebrinha e Edeise Gomes, com assistência de Edilene Alves. Já as coreografias do corpo de baile do bloco são criação de Edilene Alves e Ala de Dança do Ilê Aiyê.  A direção musical é de Jarbas Bittencourt, o cenário, de Renata Mota, iluminação de João Batista e a produção artística de Clarissa Torres.

Para a grande noite, a estilista do Ilê Aiyê, Dete Lima, assina o figurino da Band’Aiyê e dos apresentadores, sendo os trajes dos demais artistas  criações de Carol Barreto e Madá Negrif. A produção de moda está a cargo de Carine Cedraschi.

As três primeiras colocadas do concurso receberão prêmios em dinheiro e, como vem acontecendo desde 2015, as princesas – vencedoras do 2º e 3º lugares – também desfilarão, junto com a Rainha, durante o Carnaval. A campeã acompanhará e representará o Ilê Aiyê em shows dentro e fora do Brasil durante todo o ano de 2017.

Os ingressos para a Noite da Beleza Negra custam R$50 (pista – valor promocional) e R$100 (camarote – valor promocional), e podem ser adquiridos na Boutique do Ilê Aiyê, no Pelourinho, na Senzala do Barro Preto, sede do bloco, no Curuzu, e pela internet, através do site Sympla.

Nesta 38ª Noite da Beleza Negra, o bloco afro Ilê Aiyê conta com a colaboração de diversos profissionais e artistas que estão, gratuitamente – por reconhecimento à luta da entidade pela igualdade racial e pela divulgação da cultura afro-brasileira no mundo -, prestando serviços ou apresentando-se artisticamente para fazer acontecer este que é o maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra no Brasil.

Agenda

– Evento: 38ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê (Deusa do Ébano)

– Data: Sábado (4/2)

– Horário:  21h

– Local:  Senzala do Barro Preto – Ladeira do Curuzu | Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112939 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]