Canal do Sertão vira prioridade no Ministério da Integração Nacional, diz deputado José Carlos Aleluia

Deputado José Carlos Aleluia critica governo por falhas na manutenção do Centro de Convenções da Bahia.
Deputado José Carlos Aleluia critica governo por falhas na manutenção do Centro de Convenções da Bahia.

O Canal do Sertão entrou nas prioridades do Ministério da Integração Nacional nos próximos anos. O projeto beneficia 44 municípios baianos localizados no Semiárido e 1,5 milhão de pessoas que sofrem com a falta de água no estado. Sensibilizado com a relevância da iniciativa, o ministro Hélder Barbalho assegurou ao deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) dar atenção especial à proposta também chamada de Eixo Sul da Transposição do Rio São Francisco.

Responsável pela inclusão de emenda de R$ 15 milhões no Orçamento da União de 2017 para iniciar a execução da medida, Aleluia informa que o ministro Barbalho assumiu o compromisso de aplicar esses recursos na elaboração do projeto básico do Canal do Sertão. “Esse é o primeiro passo para a realização efetiva da proposta que vai aumentar significativamente a oferta de água em várias cidades baianas”, diz.

Para o parlamentar baiano, o Canal do Sertão é uma obra estrutural que vai reforçar as bacias hidrográficas de oito importantes rios do semiárido baiano e garantir a segurança hídrica de 44 municípios. Serão contempladas as bacias dos rios Salitre, Paraguaçu, Jacuípe, Curaçá-vargem, Macururé, Itapicuru, Tourão-poções e Vaza-barris.

“O Canal do Sertão é um sistema adutor que vai transportar águas do São Francisco por 300 quilômetros sertão adentro possibilitando não só água para o consumo humano, mas a otimização da produção agrícola, da pecuária e o desenvolvimento econômico de toda a região”, explica Aleluia.

A viabilidade do projeto, de acordo com o deputado baiano, já foi atestada por estudos realizados pelo próprio governo federal. “Se não nos movimentássemos, esse projeto iria para a gaveta e seria esquecido. O que precisamos agora é unir a bancada federal e o próprio governo do estado para que o projeto avance com celeridade”, assinala Aleluia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111075 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]