Severiano Alves será agraciado com a Comenda 2 de Julho

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Entrega da honraria foi proposta pelo deputado Euclides Fernandes.
Entrega da honraria foi proposta pelo deputado Euclides Fernandes.
Entrega da honraria foi proposta pelo deputado Euclides Fernandes.
Entrega da honraria foi proposta pelo deputado Euclides Fernandes.

O deputado Euclides Fernandes (PSL) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de resolução que concede a Comenda 2 de Julho a Severiano Alves, diretor do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A homenagem é em respeito e reconhecimento dos esforços de Severiano em melhoria da educação baiana.  Oitavo filho de Dionísio Alves de Souza e Tereza Dantas de Souza, Severiano Alves de Souza nasceu em 12 de fevereiro de 1944, no município de Antas, localizado no Nordeste baiano. De família humilde, o sustento dos Alves vinha da lavoura cultivada em 20 hectares de terra.

Aos 10 anos, Severiano Alves já trabalhava na lavoura e chegou aos 15 sem ter frequentado uma sala de aula. O autor da proposta relata que a escola mais próxima de onde a família morava ficava a 20 quilômetros, no povoado de Guloso. Em junho de 1957, Severiano viu a oportunidade de realizar seu sonho, poder aprender a ler e a escrever. Ele veio morar em Salvador com uma das sobrinhas do pai.

Em 1958, começou a estudar à noite. Durante o dia, trabalhava como ajudante de um bar e armazém. Cursou o ensino primário na escola filantrópica “Abrigo dos filhos do povo”, no bairro da Liberdade. Já em meados da década de 1960, tendo concluído o ensino ginasial, ingresso no serviço público como auxiliar de serviços gerais na reitoria da Universidade Federal da Bahia. Incansável nos estudos, rapidamente logrou a aprovação no vestibular da Faculdade de Direito da universidade onde trabalhava.

Com seu aprimoramento acadêmico, Severiano chegou a ser procurador federal. E não deixou de estudar. Fez pós-graduação em Direito Processual e mestrado em Filosofia do Direito, sendo professor de práticas forenses. Na área política, foi prefeito do município de Saúde e três vezes deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista. Foi presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e presidente da Confederação Nacional dos Municípios. No congresso presidiu as comissões de Educação, de Relações Exteriores, de Defesa Nacional e a Mista de Controle das Atividades de Inteligência.

Atualmente tem trabalhado diuturnamente em prol da educação estadual, no exercício do cargo de diretor-geral do Instituto de Formação e Pesquisa Anísio Teixeira, buscando realizar programas e projetos que auxiliem na qualidade de educacional do estado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123135 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.