Governo Federal investe R$ 500 mil para prevenir incêndios na Chapada Diamantina

Serra das Almas, Chapada Diamantina, Bahia.
Serra das Almas, Chapada Diamantina, Bahia.
Serra das Almas, Chapada Diamantina, Bahia.
Serra das Almas, Chapada Diamantina, Bahia.

O Ministério da Integração Nacional está investindo R$ 500 mil em ações de prevenção e combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina, na Bahia. A parceria com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado possibilitará a implantação de um sistema de comunicação para melhorar o monitoramento dos riscos e garantir mais agilidade na resposta a ocorrências de foco de incêndios ou queimadas. Os recursos também contemplam a capacitação de 320 brigadistas voluntários, inclusive com a realização de exercícios simulados. O aporte federal vai reforçar a proteção ambiental e dará mais segurança a cerca de 400 mil pessoas em 24 municípios.

O sistema a ser implantado cobrirá toda a região de mais de 41 mil quilômetros quadrados da Chapada Diamantina. Serão 10 estações de comunicação via rádio instaladas em pontos estrategicamente definidos pela Defesa Civil estadual e por órgãos ambientais. O conjunto de equipamentos ampliará o alcance das informações compartilhadas entre as equipes e será utilizado por profissionais de fiscalização para monitorar, dia a dia, áreas com maior incidência de focos de incêndio. O objetivo é reduzir riscos e o tempo de resposta quando houver necessidade.

A atuação de agentes para o trabalho de prevenção e de combate a incêndios também será fortalecida com o treinamento de 320 brigadistas voluntários, a maioria com experiência anterior. São moradores da região – muitos guias turísticos – que receberão orientações técnicas e participarão de exercícios práticos com simulação de incidentes. O convênio entre o Governo Federal e o Estado da Bahia já foi assinado e tem valor total de R$ 550 mil, com a contrapartida da administração estadual. As ações serão executadas ao longo deste ano.

No último grande incêndio na Chapada Diamantina, em dezembro de 2015, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração coordenou o apoio de órgãos federais no trabalho de combate ao fogo e em outras ações de resposta.

A atuação da Defesa Civil nacional no âmbito da prevenção de riscos está ligada à orientação e capacitação de gestores e agentes estaduais e municipais, além do apoio a prefeituras na elaboração de Planos de Contingência e do fortalecimento dos órgãos de proteção e defesa civil. O trabalho da Sedec engloba, no entanto, desde a proposição e regulamentação de normas ao mapeamento de áreas vulneráveis e também a reconstrução de estruturas atingidas por desastres.

Monitoramento permanente

Por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o Ministério da Integração acompanha em tempo integral a ocorrência de fenômenos naturais no Brasil e envia alertas às defesas civis de Estados e municípios. O órgão também presta assistência técnica às equipes locais de regiões atingidas por desastres e disponibiliza ajuda humanitária às vítimas.

O Centro funciona em regime de plantão 24 horas, durante todos os dias da semana, e o monitoramento constante de informações sobre riscos tem o objetivo de reduzir impactos e de preparar a população.

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