Gestores escolares iniciam planejamento do ano letivo na rede estadual da Bahia

Secretário Walter Pinheiro debateu início do ano letivo 2017.
Secretário Walter Pinheiro debateu início do ano letivo 2017.
Secretário Walter Pinheiro debateu início do ano letivo 2017.
Secretário Walter Pinheiro debateu início do ano letivo 2017.

A Secretaria da Educação do Estado está mobilizando os gestores escolares para o planejamento do Ano Letivo 2017, promovendo, de 11 a 26 de janeiro de 2017, a Pré-Jornada Pedagógica nos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE). Em Salvador, a atividade aconteceu nesta quarta-feira (11), no Colégio Estadual da Bahia (Central), localizado no bairro de Nazaré. A ação visa orientar e estabelecer diretrizes para a realização da Jornada Pedagógica 2017, que traz o tema ‘Escola e Comunidade para Educar e Transformar’. O encontro acontece em dois momentos, na primeira etapa de 1 a 3 de fevereiro e, na 2ª etapa, no dia 21 de julho. O evento contou com a participação do secretário da Educação, Walter Pinheiro.

“Acredito que a essência da escola é o seu eixo pedagógico, por isso é a unidade de ensino que tem que dizer qual o caminho que ela tem que seguir e a Secretaria se colocar à disposição para prover esse percurso. Por isso é fundamental a participação de toda comunidade escolar, apresentando as peculiaridades da região onde a escola está situada”, destacou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro.

Durante o encontro, o secretário ainda revelou algumas novidades que serão implantadas no Ano Letivo 2017. “Como a ideia é resgatar o espírito da escola, como uma reestruturação da pedagogia, informamos que, para 2017, nenhuma escola vai ficar sem um coordenador pedagógico. Também estamos remodelando o Sistema de Gestão Escolar (SGE) com a cara da necessidade da rede estadual de ensino. Vamos dar autonomia a cada unidade escolar, dando total condição do gestor ser o operador do sistema”, relatou.

Na Pré-Jornada, os gestores escolares e diretores dos NRE organizam os trabalhos, discutem procedimentos gerenciais e pedagógicos. São também socializados e disponibilizados materiais de apoio para a realização das atividades programadas, buscando o alinhamento das ações para a Jornada Pedagógica em todos os Territórios de Identidade.

“Estamos reunindo 288 diretores de Salvador e Região Metropolitana (RMS) para debater as orientações para a próxima etapa. Estamos avaliando as atividades pedagógicas de 2016 e dialogando sobre a reformulação do Projeto Político Pedagógico nas unidades escolares, que deve ser readequado às novas condições, realidades e legislações, para que tenha mais eficácia na sua execução”, explicou o diretor do Núcleo Regional de Educação de Salvador (NRE26), Luiz Henrique Peixoto.

Entre os presentes, estava o diretor do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no Barris, Jener Freitas, que falou da importância do encontro. “Poder orientar os gestores para as atividades da Jornada Pedagógica é extremamente fundamental, pois possibilita que tenhamos contato com todas as orientações para a execução dos trabalhos, além de trocar experiência com outras unidades”, contou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]