
Durante almoço entre o vice-governador da Bahia João Leão (PP) e o jornalista Carlos Augusto, ocorrido na sexta-feira (04/11/2016), na sede da vice-governadoria, em Salvador, foi abordado o resultado das eleições municipais de 2016. Ao avaliar o pleito, João Leão inferiu que o Partido Progressista (PP) pontuou positivamente, tanto em âmbito estadual, como nacional:
— Na Bahia, tivemos expressivo crescimento. 642.907 votos foram destinados à candidatos que concorreram ao cargo de prefeito pelo PP, elegendo 55 candidatos. O partido ficou com a segunda maior bancada de prefeitos do Estado da Bahia, a primeira bancada é do PSD, partido da base do governo, com 83 prefeitos eleitos.
— Para vereador, foram destinados 522.309 e 434 vereadores foram eleitos, é o segundo maior número de vereadores no estado pertencente a um mesmo partido. Em primeiro lugar está o PSD, com 595 vereadores eleitos.
— Em âmbito nacional o resultado eleitoral foi bastante positivo. 492 prefeitos e 4.719 vereadores foram eleitos no país pelo PP. O partido ficou com a quarta maior bancada de prefeitos e a terceira maior bancada de vereadores.
Após apresentar os números das eleições municipais de 2016, João Leão avaliou que o partido pode ampliar as bancadas federal e estadual, do Estado da Bahia, em dois ou três deputados.
Ingresso
Ainda durante o encontro, o vice-governador revelou que o ex-prefeito João Henrique Carneiro expressou desejo de ingressar no PP e fazer parte do governo Rui Costa.
João Henrique governou Salvador por dois mandatos consecutivos (1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2012). No segundo mandato de João Henrique, João Leão licenciou-se do cargo de deputado federal e atuou como chefe de gabinete do governo do governo municipal, a convite do prefeito.
Nas eleições municipais de 2016, João Henrique concorreu ao cargo de vereador pelo PR, obteve 5.292 votos e fiou na posição de número 760.
