Paralisação nacional suspende atividades em portos baianos

Paralisação nacional suspende atividades em portos baianos.
Paralisação nacional suspende atividades em portos baianos.
Paralisação nacional suspende atividades em portos baianos.
Paralisação nacional suspende atividades em portos baianos.

Uma paralisação nacional de 24 horas suspendeu hoje (30/11/2016) as atividades nos portos de Aratu, Salvador e Ilhéus. Os trabalhadores do setor protestam contra o processo de privatização das gestões dos portos brasileiros.

“Essa privatização tira do governo o controle das faixas de embarque e desembarque de mercadorias dos portos e  pode causar aumento de preços dos produtos para o consumidor. Lutamos também pelo pagamento do adicional de risco dos trabalhadores avulsos de todo o Brasil e pela discussão da renda mínima dos trabalhadores portuários”, afirma um dos diretores do Sindicato dos Portuários de Candeias (SPC/Ba), Gilmar Chagas.

Segundo o sindicalista, “a paralisação também é contrária à terceirização da guarda portuária, que vem a precarizar a segurança dos portos brasileiros  e luta pela recuperação do Fundo de Pensão dos Trabalhadores (Fundo Portus) e a desestruturação da Secretaria Especial de Portos, criada no Governo Lula”.

 Recentemente, o Governo Federal anunciou que pretende realizar diversas privatizações em 2017 e 2018, e estão incluídos neste bojo os terminais portuários. As concessões e privatizações pretendem atingir também aeroportos e ferrovias. Os portuários também protestaram contra a PEC 241, que limita os gastos do Governo por 20 anos, e as mudanças na Previdência.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106838 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]